A Coudelaria de Alter foi fundada em 1748, pelo rei D. João V, com o objetivo de criar os melhores cavalos de sela do reino, e é a mais antiga do mundo a funcionar no mesmo local.
Actualmente é uma entidade pública, gerida pela Companhia das Lezírias SA desde 2013, e tem como especial função a preservação e divulgação da Raça Lusitana, quer na linha genética da Coudelaria Nacional, quer na linha Alter Real.
É na Coudelaria de Alter, que nascem os cavalos da Escola Portuguesa de Arte Equestre, que são utilizados na prática desportiva, a nível mundial, nomeadamente na modalidade olímpica de dressage (adestramento).
O Leilão Anual da Coudelaria de Alter, é um leilão centenário, que se realiza anualmente, na véspera do dia da Liberdade, ou seja, no dia 24 de Abril, e que atrai pessoas de todo o mundo, para licitar alguns dos mais representativos exemplares de cavalos lusitanos.
Esta é uma excelente oportunidade para licitar os muito disputados cavalos de linhagem Alter Real, que se destacam pela sua nobreza, funcionalidade e particular aptidão para a equitação tradicional portuguesa e para o domínio da dressage.
O leilão decorre simultaneamente em modo presencial e online . Os interessados em participar no Leilão, deverão fazer o seu registo, prévio, através do preenchimento e envio do formulário de inscrição para o e-mail geral@alterreal.pt, até às 12h do dia 24 de abril.
Para mais informação sobre o Cavalo Lusitano, ou a Coudelaria de Alter, em Alter-do-Chão, visite a fonte desta informação