Consumidor Local

Como Comprar ao Agricultor Local

A Reforma Agrária é uma plataforma online, onde os agricultores lhe vendem os produtos diretamente.

Os produtores agrícolas colocam à venda os seus produtos e definem, para cada produto: o preço de venda por quantidade, as condições de venda e o prazo da entrega.

Transações Transparentes

Para maior transparência, após cada compra, você tem liberdade para comentar, a transação e os produtos, e pode também receber o feedback do agricultor, no seu perfil. 

Os preços dos produtos variam, de acordo com a qualidade, a quantidade que você compra e ainda com o modo de entrega que você escolher.

Deve avaliar se o produto corresponde, à descrição que o produtor faz dele, porque é importante, que através do seu comentário, os outros consumidores possam avaliar se o produto se adequa aos seus perfis. Ao fazer a sua avaliação, do produto, não se esqueça de ter isso em consideração!

Opções de Entrega dos Produtos Agrícolas.

Pode optar por deslocar-se até à propriedade do agricultor, só para recolher a encomenda  ou fazer você a colheira dos produtos no local. Se preferir, pode receber a sua encomenda por correio, ou transportadora. Alguns produtores, podem também ter pontos de entrega adicionais - como Feiras e Mercados Municipais, perto de sua casa, onde você pode levantar a sua encomenda. 


Recebe por Correio
Opção 1 - Recebe a Encomenda
por Correio
Faz a colheita da sua encomenda, na Propriedade do Produtor Agrícola
Opção 2 - Faz a Colheita, no Produtor
Recebe a sua encomenda no Produtor Agrícola
Opção 3 - Levanta a Encomenda
no Produtor
Recebe a sua encomenda no Ponto de Entrega, selecionado
Opção 4 - Levanta a Encomenda
num Ponto de Entrega, aderente.

Opção 1 - Recebe a Encomenda por Correio ou Transportadora

Você recebe a sua encomenda comodamente, em sua casa, através do correio ou de uma transportadora.

Existem alguns tipos de produtos, que pela sua natureza, só podem ser enviados por transportadoras com redes de frio. 

Por isso, é natural que um Agricultor, disponibilize o envio por correio para  apenas alguns dos produtos que comercializa.


Existem dois tipos de Entrega por Correio:

1Pode receber a encomenda em sua casa, através do correio.

2Pode levantar a sua encomenda, numa Transportadora. Neste caso terá que se deslocar até ao local de entrega.

Via transportadora, a sua encomenda chega até si, no mesmo dia em que é enviada pelo produtor, se for enviada por transportadora.

Via Transportadora, é possivel um agricultor fazer-lhe a entrega no mesmo dia. Além disso a encomenda sofre poucas manipulações entre a entrega e a chegada à sua mão. Por correio, a encomenda pode demorar mais tempo em  viajem e além disso sofre mais manipulações.correr apenas algumas horas o que lhe permite fazer uma encomanda e levantá-la no mesmo dia.


Vantagens:

  1. É a opção mais cómoda para si.
  2. Esta opção é vantajosa para a encomendas de maiores quantidades.
  3. Mais adequada para produtos pouco perecíveis.
  4. Via Transportadora, é possivel ao agricultor fazer a entrega no mesmo dia.
  5. Boa opção para a entrega de grandes quantidades, porque o custo de envio acaba por ser insignificante, para o valor da encomenda.
  6. Boa opção para o envio de produtos pouco perecíveis, como vinho, azeite e frutos secos. 
  7. Seja por correio, seja por transportadora, pode sempre adiar o levantamento da sua encomenda, para o dia seguinte, se surgir algum imprevisto.

Desvantagens:

  1. Pode ter que deslocar na mesma para levantar a sua encomenda, se ele for entregue por transportadora.
  2. Para pequenas encomendas, esta opção não é vantajosa porque, porque o produtor, tem que repercutir no preço final, os custos de envio da encomenda.
  3. Se não levantar a encomenda, o mais provável é que o produtor não lhe devolva o pagamento, porque os produtos agrícolas, em geral, são bens perecíveis, que mesmo que sejam devolvidos poderão não estar em condições de serem comercializados.
  4. Mais adequada para produtos pouco perecíveis. Alguns produtos agrícolas frescos, não podem ser comercializados por correio, nem transportadora, porque são muito perecíveis.
  5. No caso de fazer a sua encomenda por transportadora, vai ter que se deslocar até à elegação da transportadora, da sua localidade, para levantar a sua encomenda, mas os portes podem ficar mais baratos que pelo correio e além disso, pode levantar a encomenda no mesmo dia em que lhe é enviada pelo agricultor. 

Opção 2 - Fazer a Colheia, no Agricultor.

Você desloca-se até à propriedade do Agricultor, para fazer a colheita da sua encomenda.

O Agricultor pode disponibilizar esta opção, ou porque quer proporcionar-lhe uma experiência de contacto com a sua propriedade, ou porque quer que seja você a avaliar e selecionar os seus produtos ou, simplesmente, porque não tem condições físicas, para fazer a colheita e nesse caso, a sua disponibilidade para fazer a colheira é também uma mais-valia, para o agricultor.
Esta opção só está disponível, na época da colheita, para cada produto.


Vantagens:

  1. É você que seleciona os produtos, que vai colher.
  2. No caso da fruta, pode até provar, a sua encomenda in loco, durante a colheita.
  3. Pode avaliar melhor a qualidade dos produtos - à partida, um agricultor que disponibiliza esta opção, está a ser transparente.
  4. Opção mais económica - se selecionar agricultores localizados num ponto de passagem, durante uma das suas deslocações habituais.
  5. Pode vir a revelar-se a opção mais divertida.
  6. Opção anti-stress - permite-lhe fazer uma escapadinha à sua rotina urbana.
  7. Opção óptima para quem quer conhecer as explorações agrícolas das redondezas.
  8. Opção interessante, barata e didática, para quem tem crianças. E, acredite, que elas vão adorar a experiência!
  9. Pode aproveitar para incluir a colheita no seu roteiro de férias ou fim de semana! Selecione produtos agrícolas típicos da Região que vai visitar.
  10. Ao fazer a colheita da sua encomenda, muitas vezes está a aproveitar produtos, que o agricultor, de outra forma, não tem possibilidade de vender. E que se iriam desperdiçar, apesar de serem de boa qualidade e muito mais frescos e naturais que qualquer opção de hipermercado.
  11. Ao fazer a colheita da sua encomenda, pode também estar a ajudar um agricultor que, ou pela idade avançada, ou por debilidade física, já não consegue fazer a colheita. 

Desvantagens:

  1. Tem que se deslocar até à propriedade.
  2. Opção mais dispendiosa, se se deslocar de propósito, só para fazer a colheita.
  3. Menor flexibilidade, do horário de colheita.
  4. No caso da fruta, pode ter que usar uma escada - ou, se preferir, subir à árvore - que o agricultor lhe disponibiliza para fazer a colheita.
  5. Opção, contr-indicada para quem não está em boa condição física - sob pena de acabar a recolher a fruta do chão, por não conseguir fazer a colheita.
  6. Se levar crianças consigo, deve ter em consideração, que a propriedade pode não ser totalmente segura para crianças.
  7. Se levar crianças consigo - não se esqueça que estarão sob a sua exclusiva responsabilidade e supervisão - assegure-se de que elas respeitem o espaço e as pessoa.

Opção 3 - Levantar a Encomenda, no Agricultor

 

Você desloca-se até à propriedade do Agricultor, para levantar a sua encomenda.

O Muitos agricultores, disponibilizam apenas esta opção.Nestes casos é a única alternativa que tem de aceder aos produtos deste agricultor.

Esta opção é adequada para si, se passa regularmente nas imediações deste produtor agrícola. Por isso ao fazer a encomenda dos seus produtos, verifique a morada de entrega - no mapa - e procure associar outros produtos, do mesmo produtor, ou de produtores da mesma zona, para recolher todos os produtos de uma só vez. 


Vantagens:

  1. Contacta diretamente com o produtor.
  2. Comodidade, pode limitar-se a levantar a encomenda- ou até pedir a alguém para a recolher por si, porque a encomenda já está paga e embalada.
  3. Pode, e deve, verificar a sua encomenda in loco, durante a recolha.
  4. Pode avaliar melhor a qualidade dos produtos, uma vez que a entrega, geralmente ocorre, na propriedade agrícola - à partida, um agricultor que disponibiliza esta opção, está a ser transparente.
  5. Opção vantajoda se optar pelos agricultores localizados num ponto de passagem, durante as suas deslocações habituais.
  6. É mais fácil estabelecer uma relação de confiança, com o agricultor, porque o vai conhecer pessoalmente.
  7. Maior flexibilidade, do horário de entrega. 
  8. Opção óptima para quem quer estabelecer contacto direto com as explorações agrícolas das redondezas.
  9. Esta opção é mais económica se incluir a recolha da encomenda, no seu roteiro de férias ou fim de semana!
  10. Pode selecionar e encomendar com antecedência, produtos agrícolas típicos de uma Região que planeia visitar e agendar o levantamento da sua encomenda, de acordo com o seu itinerário de viagem.
  11. Ao fazer o levantamento da encomenda, vai receber produtos de boa qualidade e muito mais frescos e naturais que qualquer opção de hipermercado.
  12. Você está a pagar um preço, muito mais justo ao produtor agrícola, do que se comprar o mesmo produto num hipermercado.
  13. Tem a certeza de estar a comprar produtos nacionais, logo mais frescos e naturais do que se tivessem viajado de longas distâncias.
  14. Ao fazer a recolha da sua encomenda, na propriedade, pode também estar a ajudar um agricultor que, ou pela idade avançada, ou por debilidade física, já não consegue fazer deslocações para entregar a sua encomenda. 

Desvantagens:

  1. Você não seleciona os produtos, porque já estará tudo pronto a carregar.
  2. Tem que se deslocar até à propriedade.
  3. Se não conseguir levantar a sua encomenda, no dia agendado, o produtor pode já ter feito a recolha dos produtos e nesse caso os produtos podem não estar tão frescos.
  4. Se se esquecer de levantar a sua encomenda, durante a janela temporal acordada com o produtor, este não é obrigado a devolver-lhe o pagamento. Não se esqueça que o agricultor perdeu tempo a preparar a sua encomenda e provavelmente, vai desperdiçar os produtos, porque já os colheu.
    No entanto, por decisão do produtor este poderá optar, por dar-lhe crédito, para uma encomenda futura. 
  5. Opção mais dispendiosa, sobretudo se deslocar de propósito, para receber só uma pequena encomenda.

Opção 4 - Levanta a Encomenda num Ponto de Entrega

Agricultores que participam regularmente em feiras, ou mercados, onde vendem os seus produtos diretamente ao consumidor local

Você desloca-se até um ponto de entrega, definido pelo agricultor, para levantar a sua encomenda.


Existem dois tipos de Pontos de Entrega:

1Feiras e Mercados Municipais, onde o Agricultor ou Familiar, tem uma banca, para venda e entrega directa dos seus produtos agrícolas. Ao receber as encomendas antecipadamente, através da reforma agrária, o agricultor não só a antecipa rendimentos, como também divulga e rentabiliza a sua banca, na feira ou mercado em que participa. 

Neste caso é o Agricultor que faz a entrega, dos produtos, no Ponto de Entrega

Pode consultar o Mapa de Feiras e Mercados, para descobrir quais os mais próximos de si. 

2Pontos de Entrega Aderentes

Os Pontos de Entrega são locais disponibilizados por Facilitadores, em zonas urbanas, onde o Agricultor pode deixar a sua encomenda. 

Estes Pontos de Entrega, onde o Agricultor pode deixar encomendas para entrega, são locais pro bono, que se identificam com a Reforma Agrária e que não recebem nenhuma retribuição pela disponibilização do seu espaço. 

Na realidade, qualquer pessoa ou entidade, pode associar-se a este projecto, disponibilizando um ponto de entrega, ou seja um espaço onde o agricultor pode deixar, com segurança, as encomendas que receber.

São os pontos de entrega aderentes que convidam produtores, para usar o seu espaço, como ponto de entrega e nunca o contrário. Para ser um Ponto de Entrega aderente à Reforma Agrária, basta facilitar o seu espaço, a um Produtor Agrícola da Reforma Agrária. Quer Aderir?  Saiba mais

Para descobrir os Pontos de Entrega Aderentes à Reforma Agrária, mais perto de si, consulte o mapa e selecione, na sua Região a opção "pontos de entrega".

Associado a cada ponto de entrega, vai encontrar o perfil dos agricultores que fazem entregas nesse Ponto de Entrega.   

Existem Agricultores que participam regularmente em feiras, ou mercados, onde vendem os seus produtos diretamente ao consumidor, nestes casos disponibilizam esta opção, para aumentar as suas vendas nesse local e rentabilizar o seu tempo, uma vez que quando vão para essa feira ou mercado, você já selecionou os produtos e pagou a sua encomenda.

Os Pontos de Entrega, constituem uma rede de suporte, que visa construir pontes de acesso entre os consumidores locais, e os Agricultores da sua Região, sem que os consumidores tenham que se deslocar.

Por outro lado, facilitam a vida aos Agricultores, porque lhes permitem fazer a entrega das suas encomendas, diretamente aos consumidores, da sua região, sem perderem tempo, em deslocações porta a porta. 


Vantagens:

  1. Você pode, e deve, conferir a sua encomenda no local.
  2. Se o ponto de entrega for uma feira ou mercado, ainda tem possibilidade de corrigir algum engano, no processamento da sua encomenda.
  3. O agricultor tem mais disponibilidade de tempo, e de stock, para satisfazer a sua encomenda, do que se a preparar no ponto de entrega
  4. Não há problemas de trocos.
  5. É mais prático para o produtor, levar a encomenda já pronta a entregar
  6. Pode avaliar a qualidade dos produtos, pela qualidade dos produtos na banca da feira ou mercado
  7. É ao opção mais prática se selecionar um ponto de entrega próximo de si, porque só tem que se deslocar para receber a sua encomenda - que já está paga e prontinha a levar.
  8. É ao opção mais económica se selecionar um ponto de entrega próximo de si, porque o agriculto não vai contabilizar o preço da deslocação - uma vez que ela já faz parte do seu roteiro habitual.
  9. Opção anti-stress - permite-lhe fazer uma escapadinha a uma Feira ou Mercado Municipal perto de si e à sua rotina urbana.
  10. Opção óptima para quem quer conhecer as explorações agrícolas das redondezas.
  11. A visita ao Mercado Municipal é uma opção interessante, barata e didática, para entreter as crianças, para além de ajudar revitalizar esses espaços. 
  12. Pode aproveitar para incluir a entrega no seu roteiro de férias ou fim de semana! Procure  Feiras e Mercados, na Região que vai visitar.
  13. Ao optar por fazer o levantamento da sua encomenda, numa Feira ou Mercado Municipal está a contribuir para a economia local e a revitalizar a dinâmica destes espaços, os quais fazem parte do nosso património histórico, cultural e, nalguns casos, arquitectónico.

Desvantagens:

  1. Tem que se deslocar até ao ponto de entrega para levantar a sua encomenda.
  2. Em muitas Feiras e Mercados Municipais, ainda não existem pontos de entrega, de  Agricultores e Familiares.

Se tens dúvidas, consulta a nossa ajuda

Ver Ajuda
MENU