Feiras e Mercados

Revitalizar as Feiras e Mercados Locais

Os Produtores Agrícolas são uma espécie em vias de extinção nas nossas Feiras e Mercados, sobretudo nos meios urbanos do Litoral. Mas as Feiras e Mercados poderiam e deveriam ser um ponto de contacto entre os consumidores e os produtores locais. A Reforma Agrária quer voltar a colocar as Feiras e Mercados no Mapa dos Consumidores Locais e também estimular mais produtores a criar pontos de entrega dos seus produtos nas feiras e mercados. Para isso criamos o Mapa das Feiras e Mercados de Portugal onde, cada Produtor Agrícola pode associar, o seu perfil às Feiras ou Mercados que realiza.

Ver lista de Feiras e Mercados | Adicionar Nova Feira

Ainda não aderiu à Reforma Agrária?


Vantagens para o Produtor Local

Ao vender diretamente aos seus clientes nas Feira e Mercados elimina os intermediários, permite ao consumidor final aceder a produtos agrícolas de melhor qualidade, assegurando o justo retorno para o produtor agrícola.
Afinal de contas é você quem produz,  deve ter o justo retorna do sua actividade, além disso está a ajudar quem consome, a consumir com mais qualidade e sustentabilidade. 

Posso adicionar uma feira ao Mapa das Feiras e Mercados?

Sim qualquer utilizador pode adicionar uma Feira ou Mercado, assim como sugerir correções das informações disponibilizadas. Para isso basta preencher o formulario que apararece na página de cada feira ou mercado

Adicionar nova Feira ou Mercado

Sou produtor, como posso criar um ponto de entrega numa feira ou mercado?

Para criar um ponto de entrega numa feira ou mercado, tem que contactar a entidade responsável pala organização dessa feira ou mercado, normalmente a câmara ou a junta de freguesia, do local onde esta se realiza.

Também pode tentar partilhar a banca de algum familiar ou outro vendedor que já esteja activo no mercado e que esteja disponível para ser um ponto de entrega dos seus produtos, mas nesse caso deve indicar isso no seu perfil, para que o consumidor saiba que não vai contactar direamente consigo, no ponto de entrega.

Qual a vantagem de ter um ponto de entrega, numa feira ou mercado?

1A sua presença ajuda a revitalizar os mercados locais e a criar cadeias curtas locais entre o Produtor e o Consumidor, o que significa uma melhor oferta alimentar nesses locais.

2Ao criar um ponto de entrega está a promover a Agro-Ecologia, e uma qualidade de vida baseada na preservação da diversidade ambiental e da qualidade alimentar, em vez de um consumo baseado em centrais de distribuição de alimentos baseadas no lucro e na performance em detrimento da qualidade alimentar.

3Ao encurtar a cadeia de venda e chegar diretamente até ao consumidor final,local, com os seus produtos está a testar o seu mercado e a promover o seu trabalho diretamente aos seus clientes, em vez de confiar em terceiros.

4 Vai continuar a usufruir da plataforma, que lhe permite antecipar a venda dos seus produtos e entregá-los na feira ou mercado - que deve indicar como um dos seus pontos de entrega, para os produtos que vende na plataforma.  

5Você Ao receber as encomendas dos clientes antecipadamente, pode preparar com antecedência as suas encomendas e rentabilizar a sua presença na feira ou mercado local.

Porque a Reforma Agrária faz-se passo a passo!

Faz-se com Produtores cada vez mais conscientes da sua importância para a Revitalização das Feiras Locais e Mercados Municipais!

Faz-se num ambiente em que todos valorizem a Sustentabilidade - de saber que estão a comprar a Produtores Locais e a contribuir para a revitalização dos mercados agrícolas de proximidade, que fazem muito mais sentido, para a nossa saúde e para a sustentabilidade de cada região.

E se agora somos poucos, a pensar nisto, no futuro seremos mais, cada vez mais!

Seja um Pioneiro desta Revitalização das Feiras e Mercados - Compre ou Venda local!

Aposte na valorização de quem produz e das cadeias-curtas.

MENU