Banco de Sementes

Partilhar Sementes é garantir a Biodiversiade

Os Produtores Agrícolas precisam de sementes para cultivar os seus produtos agrícolas e muitos compram-nas. Mas com a Industrialização da Produção de Sementes, há uma tendêcia para a uniformização das produções agrícolas em função das espécies mais produtivas e economicamente mais rentáveis.

Com esta industrialização da produção de sementes, estamos a reduzir cada vez mais a variabilidade das sementes e a colocar em risco a diversidade biológica, tal como hoje a conhecemos.

Além disso muitas das sementes industriais que são vendidas, são mais resistentes aos pesticidas, para permitir que estes sejam usados no combate às chamadas "ervas daninhas", o que limita ainda mais a biodiversidade das espécies.

Há cada vez mais agricultores a adotar sementes patenteadas, e o seu uso generalizado leva a uma uniformização e aprisionamento do mercado. Os agricultores ficam dependentes dos preços estabelecidos pelos donos das patentes, quando isto na realidade não deveria acontecer.

É urgente universalizar o hábito de guardar, cruzar e trocar as trocar as sementes, uma prática vulgar na Agricultura Sustentável.

Por isso é tão importante guardar e trocar as sementes.

Você não precisa de ser um Produtor Agrícola para trocar sementes.
Basta, por exemplo, que guarde as sementes da fruta que consome para multiplicar a reprodução dessas variedades.

Trocar Sementes é Preservar Vida.

Colabore Participando!

Ou quer ficar limitado a escolher entre maçãs golden e maçãs golden, para o resto da vida?

Ver Banco de Troca de Sementes

Ainda não aderiu à Reforma Agrária?


MENU