Agitador Agrícola

O que é um Agitador Agrícola?

O Agitador é alguém que está disponível para ajudar o Produtor a Inovar e a Transformar Produtos

A função do Agitador consiste em valorizar, sem retirar autenticidade, os produtos do agricultor, ou em melhorar os processos de produção, ajudando-o a recriar, actualizar-se ou melhorar os seus produtos agrícolas, e a produtividade e sustentabilidade da sua exploração, de acordo com as necessidades do mercado e, se possível tirando partido das novas tecnologias disponíveis.

Em resumo, o que se espera de um Agitador, é disponibilidade para se deslocar a uma exploração agrícola e acompanhar e dialogar com o produtor agrícola, para identificar áreas de actuação onde os seus conhecimentos, poderão ser testados e, eventualmente, gerar mais-valias para a exploração.


O que faz um Agitador?

As funções do Agitador, dependem de um acordo entre ele e o Produtor, mas espera-se que daí resulte uma parceria win-win. Além disso o Produtor ao estabelecer uma parceria com o Agitador, no âmbito da Reforma Agrária, está automaticamente a autorizá-lo a divulgar e documentar o seu trabalho na exploração agrícola, para promover as suas valências profissionais, nessa área.

Ajuda o Produtor a Inovar e a Transformar Produtos:

As inovações práticas, na exploração, que se esperam do agitador vão desde soluções muito simples até às mais complexas, por exemplo:

1 O agitador pode ser alguém, com conhecimentos e disponível, que ajude um produtor a lidar com as burocracias legais, para viabilizar uma produção artesanal caseira.

2O agitador pode ajuda na instalação de um sistema de rega gota-a-gota.

 3O agitador pode dar formação, teórica ou prática, ou orientações práticas e ajuda técnica, para ajudar um agricultor na construção de um reservatório de aproveitamemto da água da chuva.

 4O agitador pode dar orientação, na gestão, compostagem e reaproveitamento dos resíduos orgânicos da propriedade agrícola.

 5 O agitador pode dar orientação, e ensinar o agricultor a fazer análises do solo e implementar boas práticas no seu terreno.

 6 O agitador pode ajudar na  aplicação de um sistema de temporização, simples para ajudar o agricultor a fazer a gestão automática da rega de uma propriedade, à distância.

 7O agitador pode fazer uma auditoria às práticas agrícolas de uma exploração, para com base nisso apresentar e ou implementar algumas medidas práticas para um modo de produção progressivamente mais sustentável, ou até um plano completo de reconversão da propriedade agrícola para a permacultura ou agricultura biodinâmica ou biológica.

No final de cada parceria, o agitador  pode, e deve, divulgar e documentar o seu trabalho na exploração agrícola, para promover as suas valências profissionais, nessa área, associando-as e divulgando-as através do seu perfil, na Reforma Agrária.


Porque é que o Agitador é uma ajuda tão importante, para alguns produtores?

1 Porque alguns Sistemas que não requerem grande esforço ou conhecimento para o Agitador, mas que podem fazer uma grande diferença, no dia-a-dia do Produtor Agrícola.

2O Agitador é uma peça fundamental, da Reforma Agrária, porque pode contribuir para melhorar a sustentabilidade financeira e a viabilidade económica das pequenas explorações agrícolas locais, sem abdicar da sustentabilidade e respeito pela biodiversidade locais, que estas explorações agrícolas, muito contribuem para preservar.

2O Agitador ao divulgar o seu trabalho numa determinada exploração agrícola, está a alertar outros produtores para o potencial benefício que esse seu trabalho, pode ter quando aplicado nas suas explorações agrícolas.

E pode até, estar disponível para as implementar, noutras explorações agrícolas, mediante o pagamento dos seus serviços.

A vantagem para os outros produtores, está em poderem observar o trabalho realizado e até, pedir referências suas, junto do Produtor onde ele testou os seus Serviços.

MENU