Sobre o livro
Elementos vivos de decoração, aperfeiçoadas pelo tempo e pelos cuidados que as desenvolvem e fazem florescer, as plantas de interior tornam-se cada vez mais populares.
O presente livro, estabelecendo nas primeiras páginas os aspectos essenciais relativos a tratamento, manutenção e propagação, apresenta a pormenorizada descrição de mais de 200 plantas, todas elas ilustradas por maravilhosas fotografias a cores, indicando quais as exactas condições necessárias a cada uma.
Autores
Rob Herwig, que faleceu em 2022, era um conhecido fotógrafo e autor de livros best-sellers em todo o mundo.
Robbert Herwig era oriundo de uma família de jardineiros e lavradores. O seu pai, AJ Herwig (1883-1972), foi florista, agricultor, autor de livros sobre jardinagem e apresentador de rádio.
Herwig ajudou desde jovem (durante a Segunda Guerra Mundial) nas estufas e na loja de flores dos seus pais. O pai deixava-o fotografar as flores e plantas. O acabamento do material fotográfico ainda era feito na câmara escura nessa altura.
Após se ter licenciado Herwig optou pelo mundo dos negócios e trabalhou durante vários anos como assistente da gerência em várias empresas. Mas em 1965, o seu pai pediu-lhe que assumisse a escrita de um livro para a revista feminina Margriet, poisestava, então com 82 anos e já não via bem. Rob Herwig acedeu o mais rapidamente possível ao pedido do seu pai e demitiu-se do seu trabalho.
O Grande Livro das Flores e das Plantas foi publicado em 1966.
Este foi o seu primeiro livro, e desde aí, não mais parou de publicar livros sobre jardinagem.
A tiragem deste seu primeiro livro foi de 250.000 exemplares.
Rob Herwig continuou a sua carreira como escritor em diversas editoras. De todos os 70 títulos, foram vendidos 9 milhões de exemplares em mais de 20 países.
O seu conhecimento fotográfico, adquirido com o seu pai, foi útil na ilustração dos livros sobre plantas.
Ele próprio fez quase todas as fotos e desenhos, dos seus livros, até ao fim da sua carreira.
A filha, Modeste Herwig, que recebeu a sua formação nos jardins do seu avô, também se tornou autora e fotógrafa de livros sobre jardinagem. Actualmente tem publicados cinquenta livros, alguns dos quais em conjunto com o seu pai, e é a gestora do arquivo fotográfico sobre plantas com mais de 100.000 imagens de jardins, flores, plantas, bordaduras e jardinagem prática, criado por ela e pelo seu pai Rob Herwig.
Ao comprar os Livros a partir da Reforma Agrária, está a contribuir para o projecto. Obrigado