Sobre o livro
Ensinar é “apresentar o mundo como possibilidade”, dizia Hannah Arendt, como muitos também o disseram, de uma forma ou de outra.
Apresentar a racionalidade subjacente à prática médica é precisamente o que abre essas possibilidades. E é essa racionalidade que é deslumbrante descobrir. É com este objetivo pedagógico que a presente obra apresenta os principais temas da Endocrinologia, de forma prática, didática e rigorosa.
Os conteúdos são desenvolvidos apresentando a racionalidade subjacente à prática médica, o que potencia o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz das doenças endócrinas, que são das mais prevalentes na população em geral.
Endocrinologia Básica e Clínica é uma obra de referência, sendo uma base teórica da formação dos internos de especialidade e de médicos de outras áreas com interesse pela Endocrinologia, e permitindo a médicos especialistas a revisão e atualização de conteúdos.
Público-alvo: Endocrinologistas
Índice
Conteúdos
- Introdução: Endocrinologia básica e Endocrinologia clínica;
- suprarrenais e paratiroideias, vitamina D e osso;
- Endocrinologia do Desenvolvimento e Reprodução: gravidez, Endocrinologia pré e neonatal, crescimento, andrologia, ginecologia e envelhecimento;
- Endocrinologia Metabólica: bioquímica e metabolismo, nutrição, obesidade, doenças do comportamento alimentar, diabetes mellitus, dislipidemias, lipodistrofias e outras doenças metabólicas;
- Endocrinologia Oncológica e Imunológica: síndromes poliglandulares autoimunes e neoplasias endócrinas múltiplas e outras neoplasias endócrinas;
- Apêndices: valores laboratoriais de referência e provas funcionais endócrinas.
Autores
João Martin Martins
Foi Assistente Hospitalar Graduado de Endocrinologia, no Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), EPE (desde 1999); Concursado em Chefe de Serviço em 2005 e 2009. Foi Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa desde 2020 e Regente da Clínica Universitária de Endocrinologia (5º ano) desde 2010.
Teve reconhecimento do Curso de Medicina nos EUA após exame em 1987 (Foreign Medical Graduate, FMG-USA).
Foi responsável pelo Internamento no Serviço de Endocrinologia do Hospital de Santa Maria, CHLN, EPE, entre 2007 e 2013; teve responsabilidade direta por mais de 1000 internamentos em Endocrinologia; realizou mais de 40 000 consultas de Endocrinologia, mais de 1000 Serviços de urgência externa e mais de 700 Serviços de residência interna; Realizou mais de 2000 exames complementares de diagnóstico.
Definiu Protocolos Clínicos, Bases de Dados e Projetos de Investigação Clínica para a maioria das entidades endócrinas clínicas;
Introduziu em Portugal: a determinação da hemoglobina glicada (HbA1); a determinação dos anticorpos anti-recetor da TSH (TRAb) e o doseamento na circulação periférica de neuropéptidos.
Ao comprar os Livros a partir da Reforma Agrária, está a contribuir para o projecto. Obrigado