Aeonium haworthii suculenta em vaso.
Muito usada para fins ornamentais, a aeonium é uma suculenta de pequeno porte bastante resistente, que cresce rapidamente. Suas folhas se dispõem em rosetas, formando pontas que lembram um cata-vento.
A maioria das suculentas está acostumada a crescer na natureza, onde o ambiente é ruim, portanto elas não precisam de fertilização no seu ciclo de crescimento . Você pode adicionar um pouco de fertilizante de libertação lenta no início do verão, mas tudo bem se você não aplicar fertilizante. Não fertilize durante a dormência, porque muitos nutrientes que ela não pode absorver podem prejudicar seu crescimento.
De um modo geral, aeonium precisa de luz brilhante, transparente e dispersa. Sem luz solar suficiente ao longo do tempo, a planta se torna esférica, o tecido se torna quebradiço e a cor desaparece lentamente. O formato da planta fica frouxo, fica verde e amarelo e sua resistência a doenças diminui.
A forte luz solar do verão pode queimar suas folhas e caules. Quando exposto ao sol, tende a crescer lentamente ou de modo algum. Suas folhas crescem de forma compacta e as hastes encurtam, o que resulta em uma planta mais curta. Em algumas plantas suculentas, as folhas velhas murcham no verão e as novas tendem a ser curtas e compactas, mostrando uma forma de haste nua.
Para manter uma forma bonita, grandes plantas suculentas podem precisar de poda. Por exemplo, para echeveria plantada no jardim, galhos redundantes ou muito densos precisam ser cortados na primavera e no outono . Isso depende do objetivo da planta e de sua preferência. As ferramentas para poda incluem principalmente facas, tesouras e alguns medicamentos (como enxofre em pó).
Para propagar novas plantas, corte algumas folhas na primavera e no outono. Selecione uma haste robusta com 5-6 folhas. Corte-o com uma faca, depois esfregue a ferida com pó de enxofre e plante-a depois que a ferida estiver cicatrizada. Molhe o solo antes de fazer o plantio.
Todas as noss