Tojo
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

Tojo

Nomes Comuns: Ulex europaeus

Família: Fabaceae

Categoria: Outras do Guia Plantas A-Z

Características

Geral
O tojo é uma planta muito espinhosa, ideal para formar cercas de animais e sebes de proteção, no perímetro dos campos.
Esta planta autóctone, forma rapidamente ramos erectos, rígidos e muito densos, que podem atingir até 3 metros de altura.
O tojo é uma das primeiras plantas a surgir após os incêndios florestais, renascendo a partir da raiz, ou até das sementes. Assim, o tojo é também uma planta interessante para cobertura do solo, em zonas de declive acentuado e áreas sujeitas a erosão, porque tem uma raiz profunda e cresce rápido, ajudando a criar condições de sombra e humidade no solo, ideais para a sobrevivência e recuperação de outras plantas autóctones, após um incêndio florestal.
Habitat
Prefere temperaturas amenas e clima temperado, sendo muito abundante na região norte, mas também surge, como planta espontânea em zonas de influência mediterrânica mais áridas.
Origem
Planta Autóctone, em Portugal e na Europa Ocidental.
Ciclo de Vida
Planta Perene, que pode durar mais de 20 anos.
Luminosidade
Gosta de sol e espaços abertos, por isso surge muito frequentemente nas bermas das estradas e dos caminhos, nas zonas florestais.
Temperatura
Prefere clima temperado
Solo
Planta rústica, que se adapta a solos pobres e com pouca humidade, graças às suas raízes profundas, que também ajudam a resolver problemas de degradação do solo. Não se dá bem em terrenos calcários.
Irrigação
Não precisa.Planta bem adaptada ao nosso clima temperado.
Propagação
Através de sementes que pode recolher no verão. As sementes de tojo, conseguem ter capacidade de germinar, mesmo após um incêndio.
Floração
O tojo é uma planta muito decorativa, que floresce no final do Inverno, numa explosão de flores amarelas, muito atraente.
Frutificação
O fruto do tojo é uma vagem preta e felpuda, com 2-3 sementes que surge na primavera e verão.
Usos Agricolas
O tojo era antigamente muito usado para fazer as camas para o gado, nas cortes, sobretudo no Norte e no Interior de Portugal.

Outras plantas da categoria Outras

Ver todas Outras | Regressar ao Guia Plantas A-Z | Calendário de Cultivo

MENU