Erva Cavalinha ou cauda-de-cavalo, erva-carnuda, pinheirinha (Field Horsetail), utilizada em forma de chá ou consumida em cápsulas com o extracto seco, a cavalinha possui muitas propriedades para o organismo, mas também é um poderoso fungicida natural para combater várias doenças comuns dos morangueiros e nas plantas das nossas hortas.
- FUNGICIDA NATURAL DE CAVALINHA -
Para preparar o extracto de cavalinha, para 5 litros de água:
Colocar a cavalinha seca (75g) em água (5 litros de água sem cloro) dentro de um recipiente e deixe de molho durante um dia inteiro.
Passado esse período, levar ao lume para ferver. Levantando fervura, deixar mais 20 ou 30 minutos a ferver em lume brando.
O próximo passo é retirar do lume e deixar arrefecer por completo.
Quando o líquido estiver frio, coar bem. Sem deixar restos, isso pode comprometer o tempo de conservação do extracto.
Em condições ideais, o extracto pode ser guardado até 3 meses sem perder as suas propriedades. Guarde-o num local fresco e sem luz do sol. Tire o ar antes de fechar o recipiente. Em vez de guardar tudo em recipientes grandes, pode distribuir por garrafas PET pequenas como as garrafas de água de 200ml. Assim, quando tiver que diluir, só vai usar uma garrafa de cada vez.
COMO FAZER O PREPARADO p/ PULVERIZAR:
Deve diluir-se na proporção de 200ml para 1 litro de água (Nunca usar o extracto sem ser diluído em água!). Aplicar com um pulverizador.
O tratamento vai depender do grau de infestação das plantas. Faça as pulverizações sempre ao fim da tarde quando o sol se põe. Nos casos em que a planta já está muito afectada pelos fungos, deve fazer uma pulverização diária durante 3 dias consecutivos. Pulverize a planta e o solo em redor. Deixe um intervalo de 3 dias e aplique novamente durante 3 dias. Repita este processo até a infestação estar controlada. Em duas semanas, deverá ter o problema resolvido.
Se a planta estiver a manifestar os primeiros s