Camélia

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

Camélia

Nome Científico: Camellia

Nomes Comuns: cameleira, japoneira

Família: Theaceae

Categoria: Flores do Guia Plantas A-Z

Características

Geral

A camélia é uma planta de crescimento lento, que gosta de sombra e não tolera bem a exposição a ventos e ao sol excessivo, sobretudo nos primeiros anos de vida.

As camélias podem manter-se como arbustos ou árvores e são excelentes para aumentar a quantidade de matéria orgânica no solo.
São plantas extremamente decorativas, que florescem no inverno, e com uma folhagem perene, verde escura luzidia, sendo por isso muito apreciadas também para sebes de vedação ou compartimentação dos espaços verdes.

Existem centenas de espécies de camélias, que se distinguem sobretudo pela sua floração exuberante de Inverno, que se prolonga durante a Primavera, e pode variar desde a alvura das camélias brancas, até ao carmesim, passando por diversas tonalidades de rosa e, até de amarelo.

As camélias variam também na sua forma e tamanho, sendo que umas têm os estames à vista - camélias simples - e outras têm uma profusão de pétalas que ocultam os estames - camélias compostas.

Habitat
O seu habitat ideal, em Portugal, é no norte do país, sendo possivel encontrar diversos exemplares centenários de camélias, no Porto, cidade que é também, por vezes, referida como a "Cidade das Camélias". É também possivel observar belíssimos exemplares de camélias, nas quintas e solares do Minho, em Sintra e nos Açores, onde o solo e o clima húmido proporcionam as condições ideais para o seu desenvolvimento.
Origem
Planta originária do Extremo Oriente - de uma área que se estende desde o Vietname, China e Coreia até ao Japão.
Ciclo de Vida
perene

Outras plantas da categoria Flores

Ver todas Flores | Regressar ao Guia Plantas A-Z | Calendário de Cultivo

MENU