Ponte de Lima, a Vila quase perfeita!

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email
Ponte de Lima
Ponte de Lima

Ontem fomos visitar Ponte de Lima, uma Vila que nos é familiar e que a apreciamos bastante, por ser um dos raros exemplos em que modernidade e tradição convivem de mãos dadas e quase em harmonia.

Ponte de Lima, a Vila que não quer ascender a cidade, tem uma autarquia que se esforça por apoiar as actividades locais e, por isso, organiza e patrocina muitos eventos e mercados locais, onde os produtores agrícolas e artesanais, da região, têm oportunidade de divulgar e vender os seus produtos. 

Ponte de Lima
Ponte de Lima

E como esta vila goza de condições muito favoráveis, porque as soube cultivar:

  • uma paisagem deslumbrante
  • um rico património cultural, religioso e arquitectónico
  • uma localização priveligiada nas margens naturais de um rio limpo e com margens naturais
  • uma grande oferta de actividades náuticas
  • uma excelente oferta gastronómica, mais baseada em restaurantes e tasquinhas tradicionais, do que em casas de crepes nutella e pratos "gourmet" de microondas.
  • uma excelente oferta de produção vitivinícola, onde o vinho verde é rei, mas também há produção de sidra e cerveja artesanal.
  • uma excelente oferta de eventos e actividades equestres
  • uma excelente oferta de alojamento local, mais baseado em casas rurais e solares tradicionais, do que em studios de pladur com móveis Ikea.

Um modelo de equilíbrio entre turistas e locais

Cerveja Artesanal 1143
Ponte de Lima tem muito Turismo, mas não se descaracterizou por causa dele

Quem visita esta vila, procura sobretudo desfrutar do local, da gastronomia, do vinho, do rio e da paisagem. 
Ponte de Lima é um segredo mal guardado, que atrai um mar de gente, ao longo do ano: desde visitantes regionais em busca da gastronomia minhota, passando pelos turistas nacionais e estrangeiros, até às as tradicionais famílias de emigrantes, Portugueses em férias, que não dispensam uma visita a Ponte de Lima, no seu regresso a Portugal, em cada ano. 
Quem visita Ponte de Lima, petisca aqui e ali, umas deliciosas pataniscas, acompanhadas de Vinho Verde!
Mas a oferta é muito variada, ou não fossem a Gastronomia e o Vinho Verde, um dos cartazes mais emblemáticos desta vila.  

E para todos há espaço, nesta vila que tem 50 hectares de áreas verdes!

A Tradição que se apoia na Inovação Sustentável

Ponte de Lima
Ponte de Lima, tem 50 Ha de Espaços Verdes públicos

Esta é mesmo uma vila, muito especial, onde a tradição busca a inovação, mas a inovação não nega a tradição, antes apoiando-se na sua história e cultura para inovar!

Existem diversos jovens agricultores em Ponte de Lima, muitos deles produres biológicos. E a Escola Agrícola de Ponte de Lima, foi até uma das primeiras, em Portugal, a disponibilizar um Mestrado em Agricultura Biológica.

Ponte de Lima produz Cerveja, Sidra e Vinhos excelentes e a Adega de Ponte de Lima é uma das mais dinâmicas do país, na divulgação do vinho verde da região.
Existe até uma empresa a recuperou a Sidra Tradicional Limiana, com as variedades de maçã desta região, e produz até um espumante de sidra.  

Ponte de Lima
Ponte de Lima

Existem inúmeras actividades artesanais reconhecidas, como a olaria, a filigrana, a cestaria e os bordados tradicionais da região. Todos estes artesãos, se souberam adaptar aos gostos e usos modernos, sem perder a sua autenticidade. 

Cerveja Artesanal Limiana - Cerveja 1143

E foi nesta atmosfera, que fomos encontrar um Produtor da Reforma Agrária, a Cerveja Artesanal 1143, mesmo ao lado da Avenida dos Plátanos, e não resistimos a provar uma Cerveja Ruiva da 1143!

Esta cerveja é uma Marca Limiana, cujo nome remete para a nacionalidade, mas como tudo em Ponte de Lima, sob uma capa de respeito pelo legado histórico, religioso e cultural, alberga um mundo de inovação e modernidade!

Cerveja Artesanal 1143
Cerveja Artesanal 1143
Cerveja Artesanal 1143
Cerveja Artesanal 1143
Cerveja Artesanal 1143
Cerveja Artesanal 1143, em Ponte de Lima

Este modelo de vila, poderia ser seguido por outros autarcas de Portugal, em vez de desfigurarem os seus centros históricos, transformarem os seus mercados municipais em shoppings e betonizarem ou concessionarem os seus jardins.

Ponte de Lima fez o contrário, comprou quintas na proximidade do centro histórico, não para as lotear, mas sim para fazer jardins, sim jardins! E é por isso que, só a cargo do Município estão mais de 50 hectares de jardins e espaços verdes, que não são meros tapetes de relva, como os que vemos na maioria dos municipios. São árvores centenárias e até uma recriação e uma quinta tradicional minhota, com as suas vinhas, tanque de pedra e jardins de bucho, onde todos podem passear, sem qualquer custo. 

Existe até um festival de jardins, que é reconhecido internacionalmente, atraindo todos os anos muita gente à vila e dando oprtunidade a jovens artistas para expor a sua arte, no concurso anual de jardins! 

Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima


O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que já vai na sua 13.ª edição e muito recentemente alcançou um merecido reconhecimento internacional, no Europe for Festivals, Festivals for Europe (EFFE) 2017-2018, depois de uma candidatura oportunamente apresentada pelo Município no sentido de ver integrado este evento anual na lista da Associação Europeia de Festivais, instituição que promove internacionalmente os maiores festivais artísticos que se realizam no continente europeu. 

E é a própria autarquia que diz: "Não nos pouparemos a esforços para dar continuidade à política ambiental que sempre quisemos para os Limianos, na certeza que seremos melhores se soubermos conviver dignamente e com respeito pelo meio em que estamos inseridos e que nos pode trazer mais-valias constantes, através da paisagem e da biodiversidade únicas de que somos detentores e fiéis depositários para as gerações vindouras."

Uma Vila que apoia a Economia Local

Ponte de Lima Feira de Antiguidades e Velharias
Ponte de Lima Feira de Antiguidades e Velharias
Ponte de Lima
Feira de Antiguidades e Velharias de Ponte de Lima

E o mais interessante é que o Município de Ponte de Lima é -  segundo o anuário financeiro dos municípios portugueses - o 12.º dos municípios com menor Índice de Dívida Total, ou seja goza de uma excelente condição económica e financeira e cumpre com todos os seus compromissos e obrigações ao nível dos encargos financeiros assumidos.

Como se não bastasse a autarquia de Ponte de Lima, abdica de uma parte da sua receita, em impostos - na prática são sensivelmente 2,6 milhões por ano, de que a autarquia abdica  - em favor dos munícipes e das empresas locais. Sem dúvida um exemplo a seguir! 

Com tudo isto, Ponte de Lima consegue garantir condições excepcionais para atrair um turismo variado, que dinamiza a economia e traz valor acrescentado, sem se descaracterizar.

Ponte de Lima
Ponte de Lima

Todos vêm em busca de um Portugal mais autêntico, que recebe bem, sem contudo, se transformar na Nutelândia

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

Mariana Barbosa

Artigos relacionados que talvez lhe interessem
MENU