Como Plantar e Cuidar da Salsa

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email
como plantar salsa
Como plantar cultivar salsa

Como Plantar Salsa 

A salsa pode ser semeada ou transplantada para a sua horta, de três formas:

  • Sementes de salsa - Pode comprar as sementes de salsa online, em feiras, mercados, ou hortos de plantas.
  • Mudas de salsa -  São pés de salsa já germinada, vendidos em unidades, em feiras e mercados locais, ou em hortos de plantas.
  • Torrão de terra com vários pés de salsa - Esta é a  forma mais rápida de obter a salsa, pronta a usar. Não se vende assim, mas pode obter um torrão e terra com salsa, de forma gratuita, de um vizinho simpático ou  familiar seu que a tenha em abundância.

Veja, a seguir, como proceder em cada caso.

Plantar salsa a partir de Semente - Semear

Coloque as sementes em água, no dia anterior para facilitar a germinação.

As sementes da salsa são muito pequenas, por isso espalhe-as  quase à superfície da terra e cubra levemente. Em seguida umedeça a terra sem encharcar e coloque num local fresco e com alguma sombra, para manter sempre a terra com alguma humidade, até as sementes germinarem. Se tiver dificuldade em separar as sementes junte um pouco de areia com as sementes, para evitar 

Consociação Favorável:     

- alho-francês

-espargo

- milho

- rabanete

- tomate

Quando as sementes já tiverem germinado, separe delicadamente cada planta, com o cuidado de manter a raiz envolta em terra e transplanta para o local definitivo. Em alternativa, pode eliminar apenas os pés mais fracos e deixar a salsa no local onde a semeou. 
As sementes de salsa germinam entre 20 a 40 dias  e pode colher a salsa ao fim de 120 dias de sementeira.

No primeiro ano, para obter as sementes de salsa, pode comprar as sementes ou pedir sementes a algum amigo que cultive salsa.
Nos anos seguintes pode, e deve, usar as suas próprias sementes, deixando um pé de salsa crescer livremente em altura, sem colher, para florir e dar semente.

Se tiver excesso de sementes, não se esqueça de as partilhar em grupos de troca de sementes.

Dê preferência às sementes orgânicas  

Plantar a partir de mudas de salsa

Consociação Desfavorável:   

- alface

- ervilha

- feijão 

Se preferir plantar salsa através de mudas, basta ir a uma feira ou mercado , ou visitar uma loja agrícola e comprar a quantidade de pés de salsa que desejar para colocar diretamente no local definitivo. 

A salsa cresce facilmente, em qualquer tipo de solo, mas se fizer compostagem misture um pouco de composto na terra, ou vaso, porque a salsa aprecia solos com algum teor de matéria orgânica. Além disso a salsa também gosta de locais frescos e com terra ligeira e bem drenada.

A salsa é uma planta muito fácil de cultivar, até mesmo em vasos.  

De preferência, plante as mudas de salsa com 10-15cm de distância entre cada pé e em linhas espaçadas 20 cm entre si.

Transplantar Salsa 

Se quer conservar a sua salsa por muito tempo, evite comprar vasos de salsa, com a planta já bem desenvolvida. Geralmente estas plantas são produzidas em estufas, com ambientes muito controlados e dificilmente se adaptam a sua casa, ou à sua horta. O mais provável é que ao fim de umas semanas a sua planta morra, o que além de frustrante para si, é mau para o ambiente, porque é mais uma embalagem plástica desperdiçada. 

Mas se conhecer alguém que cultive salsa numa horta, pode pedir um torrão com alguns pés de salsa e envolvê-lo num papel ou pano humedecido, para transportar para a sua horta. Um bom local para semear a salsa é num canto abrigado do seu jardim, junto a um muro, por exemplo.  A transplantar um torrão de terra com salsa, procure simular o mais possivel as condições do local original, para facilitar a adaptação da salsa ao seu novo ambiente.

Depois de abrir uma cova  colocar o torrão inteiro na sua horta cubra e regue abundantemente a terra, sem encharcar, nos primeiros dias de adaptação.

Quando Plantar

Pode semear salsa durante todo o ano, embora a salsa se desenvolva melhor nos meses mais frescos.
O ideal é semear ou plantar as mudas durante todo o ano, de forma escalonada, para ter sempre  salsa disponível.
Os melhores meses para fazer sementeiras são Março/Abril e Agosto/Setembro.  

Mesmo que não tenha uma horta pode semear a salsa num vaso.

Como Cuidar 

como cuidar da salsa
Como cuidar da salsa?

Se os pés de salsa estiverem muito juntos, elimine alguns para garantir um maior crescimento, dos que ficam.

A salsa gosta de água, suficiente para manter o solo húmido, sem encharcar, e à medida que cresce deve aumentar a quantidade de água. Depois, deve continuar a regar regularmente. Regue regularmente, ao fim do dia ou de manhã, nas horas mais frescas, para que as folhas húmidas não queimem com o sol - esta é uma regra básica que deve seguir para todas as suas plantas, em geral.

Quando a salsa começa a florir, as suas folhas perdem aroma e sabor, por isso uma forma de prolongar a produção de folhas é cortar todas as hastes florais, de imediato, para prolongar a produção de folhas. 

Para obter sementes de salsa, selecione um ou dois pés fortes e viçosos, sem cortar as hastes, até florirem e produzir em as sementes, que poderá usar nos anos seguintes. Em condições ideais, um pé de salsa, pode atingir até 80 cm e dar semente, se nunca o cortar.

Como colher 

como colher salsa
Como colher a salsa?

Deve colher a salsa, de preferência durante a manhã, quando os óleos essenciais da salsa estão mais concentrados nas folhas, aumentando o seu aroma e sabor.

O ideal é, ir cortando regularmente as pontas de cada pé de salsa, para não a deixar crescer em altura, e assim vai obter uma colheita mais abundante de folhas de salsa em cada pé.
Se deixar de colher as pontas mais altas, a planta vai crescer em altura e florir mais cedo.

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

Mariana Barbosa

Artigos relacionados que talvez lhe interessem
MENU