O que pode fazer na Horta durante o Outono

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email
As tarefas da Horta, ou do quintal, durante o Outono | Reforma Agrária
O que plantar na Horta, em Novembro

Tarefas da Horta, durante o Outono

O Outono é a estação do ano em que se colhem as nozes, castanhas, bolotas, avelãsabóboraschuchus... No início do Outono, em algumas zonas  de Portugal, ainda se conseguem colher alguns legumes da horta de Verão, como tomates, pimentos, beringelas, etc... 

Mas, em geral, o Outono representa um fim de ciclo, na Natureza, com a queda das folhas, das árvores de folhagem caduca, e a redução da actividade de muitos organismos vivos. No Outono até as "nossas" galinhas dimunuem a postura de ovos e a horta é bem menos exuberante.

Seja porque em alguns locais não é possivel ter uma horta de Inverno ao ar livre, seja porque no outono não há tanta disposição para manter a horta, a verdade é que muitos de nós põe a horta em stand-by durante o outono e início do Inverno.

Mas, quer prepare a horta de Inverno, quer não, no outono não faltam tarefas, que podem ser feitas ao seu ritmo, ao longo de várias semanas, em função da disponibilidade e tempo livre.

  • Podar as árvores e arbustos  - pode aproveitar a poda para fazer estacas e replicar as suas plantas, para oferecer aos seus amigos no Natal. 
  • Compostagem - aproveitar todo no material das limpezas e podas do seu quintal (e os restos alimentares) para os compostar , em vez de os queimar ou despejar num contentor. 
  • Preparar e cavar o solo para a horta de Inverno, para melhorar o arejamento e a infiltração de água e nutrientes no solo. Nos locais onde não vai fazer horta, não deixe o solo nu, pode eliminar as ervas e espalhar composto ou o material das podas e limpezas pelo solo, mas deve deixar sempre uma cobertura no solo para o enriquecer com nutrientes..
  • Delimitar os canteiros e fazer um plano com as consociações ou rotação de plantas, da horta de Inverno.
  • Transplantar árvores, remover as plantas anuais e os bolbos que terminaram a floração (embora também possa deixar os bolbos e plantas no mesmo local)
  • Retirar as flores secas  dos arbustos (para a compostagem)
  • Pode ainda semear hortícolas, frutos e bolbos de Inverno.

Importância das Actividades ao Ar Livre, no Outono

No Outono ficamos um pouco mais tristes, com a descida da temperatura, o aumento da precipitação, mas sobretudo com a redução da luz solar.

É sabido que os raios solares estimulam a produção natural de substâncias, que contribuem para o equilíbrio do nosso organismo: regulam as nossas rotinas do sono, geram bem-estar físico e psicológico e trazem-nos felicidade. 

Com a redução da luminosidade, o nosso sistema biológico fica mais "tristonho" e é por isso que devemos fazer um esforço acrescido para aproveitar todas as oportunidades, de usufruir da vida ao ar livre, e dos seus inúmeros benefícios para a nossa saúde física e mental. 

Além disso, o sol é um importante desinfetante natural!  As nossas avós sabiam, antigamente, que expondo as roupas a corar ao sol, em ambiente seco, as estavam também a desinfetar. 

Não admira pois, que apesar da exposição aos raios UV ser nociva, e até perigosa, para a saúde humana, estes sejam usados para desinfetar objetos e superfícies, nomeadamente no combate ao COVID-19.

O Tempo no Outono em Portugal

Entre 22 de setembro e 21 de dezembro, em Portugal, um país subtropical, localizado no Hemisfério Norte, os dias são progressivamente mais curtos e menos ensolarados, com as temperaturas progressivamente mais baixas e aumento da precipitação.

Ao longo do outono, a Terra, na sua órbita heliocêntrica, vai sofrendo uma inclinação progressiva, até o Sol atingir o Trópico de Capricórnio.

O Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador, quando estiver alinhado com o eixo do Trópico de Capricórnio, e ocorre o que chamamos de Solstício de Inverno, que marca o início do Inverno, no hemisfério Norte.

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email
Artigos relacionados que talvez lhe interessem
MENU