Como plantar Cenouras

Mariana Barbosa13 fevereiro 2023
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email
como plantar cenouras | Reforma Agrária

As cenouras não podem faltar na nossa cozinha! 

Com elas, enriquecemos de vitaminas as nossas sopas e saladas, e até o arroz fica muito mais saboroso, com uma cenoura ralada.

Para já não falar das crianças, que adoram arrancar da terra as cenourinhas cruas, e assim aprendem, brincando, a comer legumes!

A cenoura é uma hortaliça muito popular, do género Daucus (Daucus Carota), próxima dos tubérculos da família Apiaceae e que se pode ir cultivando de fevereiro até dezembro, para obter colheitas durante todo o ano, sendo cultivada como uma planta anual - apesar de ser uma planta bienal - a partir de sementes, ou mudas - que pode comprar nas feiras e mercados locais, prontas a transplantar.

Para saber mais sobre a cenoura consulte o nosso guia de plantas de A a Z

Como Plantar Cenouras

Semente ou Muda, qual escolher?

como plantar cenouras a partir de mudas| Reforma Agrária

As cenouras podem ser cultivadas a partir des sementes, mas também pode comprar mudas de cenoura, muito populares nas feiras e mercados locais, e nos hortos de plantas.

A nossa sugestão é:

  • Nos primeiros anos de cultivo compre mudas de cenoura numa feira ou mercado local, prontas a transplantar.
  • Nos anos seguintes utilize as suas próprias sementes.

 As mudas de cenouras, que se vendem nas feiras e mercados locais, por regra, são as mais adaptadas para plantação na região em que são vendidas.

Se tem uma varanda, também as pode semear em vasos e floreiras, desde que tenha um solo soloto e com profundidade suficiente para a cenoura se desenvolver.

Como produzir as suas próprias sementes de cenoura

Produzir as suas próprias sementes, é muito simples, mas requer alguma paciência, porque tem que deixar a planta completar naturalmente, todo o seu ciclo de desenvolvimento, o que requer dois anos.

Multiplique as suas sementes de cenoura - deixe algumas plantas no solo até produzirem sementes.

Quando fizer a colheita das cenouras, deixe os melhores exemplares no solo, durante mais um ano, para completarem o seu ciclo de vida, até produzirem as sementes. 

Se cultiva cenouras apenas para auto-consumo, basta-lhe reservar um ou dois pés de cenoura, de cada plantação, para obter a sua própria semente. 

Cada pé de cenoura dará, no segundo ano, origem a muitas sementes que deve colher logo que fiquem maduras e guardar ou usar de imediato para semear.

Quando Semear e Plantar 

Em Portugal, podem semear-se cenouras durante todo o ano, em local definitivo.

Para ter sempre cenouras, prontas a colher, o ideal é ir fazendo várias sementeiras, ao longo do ano. 

Como Semear e Plantar

Mudas de cenoura para plantar, à Venda num Mercado Local | Reforma Agrária

Um ou dois dias antes de as semear, compre mudas de cenouras para plantar ou retire os seus tabuleiros do estufim, para se aclimatarem.

Retire as suas sementes para a temperatura ambiente e coloque-as numa bandeja, sobre um pano ou papel humedecido.

Plante-as, ao fim da tarde, ou durante a manhã.

Como as sementes de cenoura são muito pequenas, o ideal é misturá-las com areia, antes de as espalhar, a lanço, no local que escolheu para o seu canteiro.

As sementes devem ficar quase à superfície do solo, mas invisíveis, por causa dos passarinhos. Espalhe levemente uma fina camada de terra. 

Após a sementeira regue o solo, com regador, sem encharcar.

Escolha um local da horta com boa exposição solar e com um fio, ou uma cana, marque linhas, com uma distância mínima de 20cm elas.

Com um sacho abra um rego pouco profundo, ao longo da primeira linha e coloque as mudas, ao longo de cada linha, mantendo uma distância de 10 a 15cm entre elas. Mantenha sempre uma distância mínima de 20cm entrelinhas e de 10 -15cm entre plantas.

No final, cubra com palha ou folhas secas e regue  sem encharcar o solo.

Partilhe as suas sementes de cenoura

Preservar as sementes é um acto de resistência, contra a redução acelerada da nossa biodiversidade.

Mas, para isso, o ideal é pesquisar e preservar as espécies vegetais locais, melhor adaptadas a cada região.
Seja um guardião de sementes, procure e reproduza sementes de variedades locais, e partilhe-as em grupos de partilha e troca de sementes.

Como poupar espaço e ter sempre cenouras

Calcule a quantidade de cenouras  que precisa para ser auto-suficiente e organize o espaço na sua horta, de acordo com as suas necessidades, tendo em atenção que a cultura de cenouras pode ser consociada com outras culturas, como a alface, para um melhor aproveitamento do solo - veja aqui quais as plantas que pode consociar com as cenouras.

Também pode, se preferir, semear as cenouras num tabuleiro ou num local provisório, com uma terra bem fofa, para depois as transplantar, mais tarde para um local definitivo na sua horta.

Não plante cenouras no mesmo local duas vezes seguidas - sem antes enriquecer o solo com um composto orgânico bem maturado -  esta regra serve também para outras plantas.

Como cuidar do seu canteiro de cenouras 

Cuidados a ter

Se vive numa região muito fria, cubra o solo com uma boa camada de folhas secas ou palha, para o proteger do frio e das geadas e dificultar o crescimento das ervas daninhas. 
A cenoura é uma cultura que pode deixar no solo e ir colhendo, à medida das suas necessidade, embora as cenouras mais jovens sejam as mais tenras.

Se possível crie um canteiro em cama alta, para ter uma camada de solo mais profunda e solta.

As cenouras gostam de solo húmido, mas sem encharcar, para evitar o apodrecimento da raiz.

Solo

Deve escolher locais com algumas horas de exposição solar e protegido de geadas.

Fazer a rotação dos locais de cultivo, ou seja, não plante as cenouras duas vezes seguidas no mesmo local, para evitar pragas e doenças.  

Evite também plantar cenouras nos locais onde plantou antes outras culturas de raiz, da mesma família, porque são plantas que competem pelos mesmos nutrientes.

A cenouras desenvolve-se bem em solo solto, rico em matéria orgânica e bem drenado, de preferência com pH neutro.

Não se desenvolvem bem em solos argilosos e pedregosos. 

Ervas

Vá retirando as ervas que crescem junto aos pés da planta, para favorecer o seu desenvolvimento, mas não precisa de ser minucioso, porque se as ervas competem por nutrientes, também ajudam a preservar a estrutura do solo e protegem a sua horta, sobretudo no inverno.

Pode reduzir o trabalho de limpeza das ervas indesejadas, intercalando, entre as filas de cenouras, cebolas, chalotas, cebolinho ou até alfaces e cobrindo o resto do solo com bastante palha ou folhas secas.

Como Regar

Durante ao outono e Inverno, não precisa de regar se o solo tiver alguma humidade.

Regue apenas na fase inicial de sementeira ou de plantação das cenouras.

Na Primavera e no Verão, pode regar diariamente, de preferência durante a manhã, ou no final da tarde.

Quando Colher

Se cuidar bem do seu canteiro de cenouras, cada muda dará origem a uma bela cenoura, que poderá usar para consumo imediato ou conservar em vinagre, cortada em rodelas - pickles de cenoura - para ir saboreando e repartindo com a família e os amigos.

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

Mariana Barbosa

Artigos relacionados que talvez lhe interessem
MENU