As vantagens de barrar com azeite, o pão e as torradas?

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

O azeite é uma excelente alternativa, às manteigas e margarinas, para barrar o pão e as torradas de forma mais saudável. Saiba porquê!

Sabia que pode barrar com azeite, o pão e as torradas? | Reforma Agrária

Sabia que pode usar o azeite, no pão e torradas?

E a troca  tem muitas vantagens!

O azeite é uma gordura mais saudável, do que a manteiga ou a margarina, sobretudo para quem tem problemas de colesterol alto.


Além disso ao optar por barrar o pão com azeite, consegue reduzir drasticamente o volume de embalagens descartáveis, sobretudo se costuma comprar manteigas em embalagens de plástico.


E se está a pensar que "sim, pois...mas não há nada como uma bela manteiguinha para barrar no pão" , talvez se surpreenda com a diversidade de combinações que o azeite lhe permite fazer.

Sabia que pode congelar o azeite, numa tacinha, para ele adquirir uma consistência mais pastosa, similar à da manteiga?

E pode também aromatizar o azeite com alho, ervas aromáticas ou até especiarias, a seu gosto, para variar o aroma e sabor das suas torradas.

Broa de milho torrada com mel e azeite, já experimentou? 
É muito boa! 
E acredite que é bem mais fácil arranjar um bom azeite do que uma broa de milho autêntica!

Sabia que pode barrar com azeite, o pão e as torradas? | Reforma Agrária

Eu comecei a barrar as minhas torradas com azeite, para reduzir o consumo de manteiga, que adoro, e ainda uso, mas com menor regularidade, desde que descobri que o azeite é todo um universo, cuja complexidade de sabores e aromas, só tem paralelo no mundo dos vinhos, com os seus terroirs e castas. 

Cada azeite de produção tradicional é único, inconfundível, e surpreendente!
Com a experiência podemos apreciar melhor a variedade de tonalidades de cor, de sabores, de aromas e texturas, do azeite. 

As prateleiras do supermercado, não traduzem, de todo, a incrível variedade e qualidade do azeite que é produzido em Portugal. Com a oferta muito limitada às marcas de produção em escala industrial, muitas vezes acabamos por optar pelas versões mais publicitadas, e mais populares de azeite, que apesar de terem muitas embalagens diferentes, são na sua maioria produzidas de modo intensivo, com variedades de azeitonas selecionadas pela sua produtividade e calibre, mais do que pela sua qualidade, e não nos permitem alcançar um patamar de qualidade e factor distintivo, que estimule os nossos sentidos, para além do óbvio.

Mas saindo da monotonia bem embalada dos azeites industriais, existe uma miríade de variedades de azeite, de produção artesanal, em pequena escala, e até alguns de produção caseira, para descobrir.

O azeite é um  alimento que, quando produzido em olival tradicional, em cultivo extensivo, nos pode surpreender, tanto como os vinhos, na sua diversidade que varia em função das variedades de azeitona, da sua colheita, da região de origem, do modo de cultivo e de produção, da qualidade da água e do solo. 


Além disso, o consumo de azeite, pode ser bem mais sustentável, sobretudo se o comprar em embalagens de 5 litros, diretamente a pequenos produtores locais. 

Tem ainda a vantagem de ser um alimento rico em gorduras saudáveis, e que pode comprar em grande quantidade, para o ano inteiro, com desconto, diretamente a produtores locais, da sua confiança.

Mas, perfeito, perfeito, era ter algum familiar mais idosos com umas oliveiras e ajudá-lo a fazer uma produção caseira para partilharem azeite para o ano inteiro!

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

Mariana Barbosa

Artigos relacionados que talvez lhe interessem
MENU