Alho Preto - Como fazer Alho Negro a partir de Alho fresco?

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email
O que é o alho preto? Onde comprar | Reforma Agrária
O que é Alho Negro? Como fazer Alho Preto a partir de Alhos frescos?

Recentemente inscreveu-se na Reforma Agrária um Produtor de Alho Preto.

Mas o que é isso, alho preto? Pois, nós também ficamos intrigados, por isso fomos pesquisar e fizemos este artigo para responder a esta questão.

Como é produzido o alho preto?

O alho preto demora mais de quatro meses e meio a ser produzido - desde a plantação, até ao momento de colocação no mercado.

Depois de plantados os alhos no terreno, terá que esperar cerca de quatro meses até obter os alhos frescos, que podem, então, ser transformados em alhos pretos.

O alho preto é o resultado de uma reação que ocorre - reação de Maillard - quando os alhos são colocados a uma temperatura, uniforme, de aprox. 65ºC, em condições de humidade controlada, durante cerca de 3 semanas. Por vezes a temperatura inicial é ligeiramente superior, como pode observar no vídeo seguinte, que acompanha a produção de alho negro, numa fazenda brasileira. 

Após 2 a 3 semanas, quando os alhos já estiverem com o aspeto da imagem inicial, estão prontos para consumir.

O resultado final deste processo de maturação é um alho com os dentes completamente negros, e que tem uma textura, sabor, e odor muitos diferentes do alho fresco, ou seco em temperatura ambiente. 

Características do alho preto

O alho preto, quando pronto, adquire a coloração negra e uma textura firme e algo pegajosa, similar à de uma ameixa ou tâmara seca.

O aroma e sabor finais do alho negro, são muito mais suaves e delicados que os do alho fresco, podendo por isso, constituir uma boa alternativa, para quem não suporta o odor forte do alho.

O seu sabor é adocicado, mas com algumas notas de vinagre balsâmico, e é muito fácil de combinar com diversos alimentos, acrescentando um toque distintivo a qualquer prato. 

Onde comprar alho preto?

Pode comprar o alho preto já pronto a consumir, ou comprar alhos frescos e produzir o seu próprio alho preto em casa.

Como o processo de produção de alho preto, é algo moroso e requer condições muito específicas, torna-se dispendioso confecionar os alhos pretos em casa, porque tem de mantê-los à temperatura de 65º durante 2 a 3 semanas. Se pretende apenas confecionar uma pequena quantidade, talvez compense mais comprar o alho preto.

Ao comprar alhos - e isto é válido também para os alhos frescos -  verifique sempre a sua origem.

Como consumir o alho preto?

O alho preto é proveniente da culinária asiática, mas tem vindo a ser difundido na cozinha ocidental.

Pode consumir o alho preto, assim mesmo ao natural, ou utilizá-lo para enriquecer massas, pratos com cogumelos, patês, saladas, omoletes ou até para fazer uma versão de manteiga de alho mais suave. 

Qualquer prato que ligue bem com um sabor agridoce, pode ser enriquecido com alho preto. 

Iremos publicar diversas receitas, com alho negro, que nos foram enviadas gentilmente por um Produtor de alho negro, inscrito na Reforma Agrária

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

Mariana Barbosa

Artigos relacionados que talvez lhe interessem
MENU