Cinco formas de usar o azeite

Reforma Agrária05 março 2021
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email
Cinco formas de usar o azeite | Reforma Agrária
Cinco formas de usar o azeite

Quando olhamos para uma garrafa de azeite vem-nos, quase sempre, à memória algo ligado à gastronomia:

  • uma salada temperada com ervas aromáticas e azeite;
  • o último peixe assado que acompanhou com umas batatinhas a murro, regadas com um fio de puro azeite virgem extra
  • uma posta de bacalhau, com suculentas batatinhas cozidas, com a casca, e banhadas em azeite, alho e salsa picada.

Adiante, que estou a sofrer um ataque de gula... Além de que, o papel do azeite, nas nossas vidas, não se resume apenas a isto!

Existem inúmeras formas de usar o azeite, fora da cozinha. 

O azeite, pode funcionar como um autêntico "canivete suíço", pois tem inúmeras utilidades e pode desempenhar inúmeras funções, no seu dia-a-dia. Por isso resolvemos fazer uma lista das 5 formas de utilização mais insólitas, ou nem tanto assim, de que nos lembramos, para o azeite. Muitas das utilizações possíveis do azeite são para o seu bem-estar e beleza, mas não só.

1 - Vela de Azeite

Seja porque lhe falhou a electricidade e não tem velas em casa, ou para  dar um toque romântico a uma refeição, pode improvisar uma vela com azeite, mais ou menos decorativa ou aromática.
Para fazer uma vela de azeite, basta impregnar um pavio com azeite  e a sua vela está funcional. Este era o princípio das lamparinas de azeite, que se usavam no tempo dos nossos bisavós.

Como o azeite não é solúvel em água, pode poupar azeite se encher metade do recipiente com água e acrescentar depois o azeite, que irá ficar por cima da água. Depois é só colocar um pavio, no azeite e acender. O pavio pode ser feito com um cordão combustível, ou um guardanapo de papel torcido. 

Escusado será dizer que, para esta função não deve desperdiçar um bom azeite. Utilize azeite mais barato, ou reaproveite o azeite que tenha sobrado de alguma fritura. Para isso basta filtrar o azeite e conservá-lo em frascos de vidro para reaproveitar como vela ou até para fazer sabão de azeite. 

2 - Lubrificante 

A fechadura lá de casa está perra? A janela não desliza bem?

A campainha da bicicleta vintage está empenada?

Coloque um pouco de azeite numa seringa de boca larga, ou numa bisnaga, e pulverize as engrenagens. Pode utilizar azeite como lubrificante em qualquer situação, sem grandes riscos e com bons resultados. No entanto, use-o com parcimónia, porque o azeite, se usado em excesso vai deixar manchas de gordura desagradáveis por todo o lado. 

Muitas das utilizações possíveis do azeite são para o seu bem-estar e beleza

3 - Creme Hidratante

Esqueceu-se do seu hidratante diário e está de férias, em casa de familiares, ou amigos?
No final do banho, com a pele ainda húmida, coloque azeite na palma das suas mãos e espalhe-o pelo corpo.

Andou na horta e tem as mãos tão secas e gretadas que a sente a pele a "esticar"?
Vá até à cozinha, coloque um pouco de azeite na palma das suas mãos, e esfregue-as uma na outra.

Esteve demasiado tempo a apanhar banhos de sol e, agora sente as agressões na sua pele?
Tome um duche rápido, só para retirar o sal ou o cloro da pele, sem usar qualquer espécie de sabão e de seguida, espalhe azeite delicadamente sobre a pele ainda húmida.

4 - Amaciador de Cabelo

O azeite não só não é prejudicial para o cabelo, como pode funcionar com o um excelente amaciador de cabelo, sobretudo para cabelos secos, espigados ou mal tratados pelos excessos de produtos químicos, colorações agressivas, frisagens e desfrisagens, etc... O azeite é rico em ácidos gordos e substâncias antioxidantes e até pode ajudar a estabilizar o seu couro cabeludo sujeito a tantas agressões.

5 - Lubrificante Corporal

Sim, é mesmo isso que está a pensar! Também pode usar o azeite como lubrificante corporal, sem qualquer risco para a sua saúde, como faziam muitos dos nossos antepassados. O azeite é um produto de origem natural, sem quaisquer aditivos ou produtos químicos de síntese adicionados. 
Também não é uma substância agressiva para a pele, bem pelo contrário.
No entanto, use-o com parcimónia, porque o azeite, se usado em excesso vai deixar manchas de gordura desagradáveis na roupa. 

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email
Artigos relacionados que talvez lhe interessem
MENU