Caminhada no Percurso de Salreu - Estarreja - BioRia, dia 9 de fevereiro de 2020

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email
Caminhada no Percurso de Salreu - Estarreja - BioRia, dia 9 de fevereiro de 2020
Caminhada no Percurso de Salreu - Estarreja - BioRia, dia 9 de fevereiro de 2020

O Percurso

O Percurso de Salreu é de natureza circular, tendo o seu início e término junto ao Centro de Interpretação Ambiental do BioRia.

BioRia - Centro de Interpretação Ambiental
BioRia - Centro de Interpretação Ambiental

É um percurso de 8kms que atravessa áreas de enorme beleza paisagística, como campos de arroz, sapais, juncais e caniçais. A presença do Rio Antuã e do Esteiro de Salreu, ligados por uma rede de valas, permite a comunicação entre todos os habitats, justificando os elevados índices de biodiversidade existentes.

O Farol da Barra é o maior farol de Portugal. Fica localizado na praia da Barra, freguesia da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro. Foi, à data da sua construção, o sexto maior do mundo em alvenaria de pedra, continuando a ser atualmente o segundo maior da Península Ibérica, estando incluído nos 26 maiores do mundo. Em 2018 foi o farol português mais procurado pelos visitantes, tendo registado 15.561 visitantes.

Palheiros da Costa Nova
Farol da Barra

A praia da Costa Nova do Prado, também conhecida apenas por Costa Nova, situa-se na costa ocidental de Portugal, na linha de costa da Ria de Aveiro. Localiza-se na freguesia da Gafanha da Encarnação, no Município de Ílhavo, na Região Centro de Portugal. Teve a sua origem na abertura da barra da Ria de Aveiro, a partir do ano de 1808. A designação julga-se, dever-se-á a dois factos. O primeiro, "Costa Nova", em oposição à "Costa Velha" (São Jacinto). Em segundo lugar deve-se ao facto de neste local, ter existido um enorme e verdejante prado.

O ex-libris desta praia são os "palheiros" - casas com listas verticais ou horizontais intercaladas, antigos armazéns de materiais de pesca, ou armazéns de salga da sardinha, atualmente convertidos em residências balneares.

Palheiros da Costa Nova
Palheiros da Costa Nova

Programa (previsto, pois poderá sofrer alteração)

Data: Dia 9 de fevereiro

  • 07h30 – Concentração dos caminheiros e saída em autocarro (junto ao Estádio Municipal de Marco de Canaveses) com destino a Estarreja, sem tolerância;
  • 09h30 – Início da caminhada junto Centro de Interpretação Ambiental do BioRia.
  • 13h00 – Almoço Convívio – “Leva do Teu e come de Todos”;
  • 15h00 – Visita ao Farol da Barra (o maior farol de Portugal);
  • 16h00 – Visita à Praia da Costa Nova.

Ficha Técnica do Percurso

Nome: PR1 – Percurso de Salreu

Tipo de percurso: Circular de Pequena Rota

Extensão: 8kms

Duração: 03h00m aproximadamente

Grau de dificuldade: fácil (inexistência de desníveis)

Âmbito: ambiental, cultural, paisagístico e desportivo

Época aconselhada: todo o ano.

Inscrições

14,00 Biorias para sócios da AARO (com quotas atualizadas) – Inclui atividade guiada no Percurso (explicação de fauna e flora), seguro de acidentes pessoais, viagem de autocarro, visita guiada ao Farol da Barra e à Praia da Costa Nova;

18,00 Biorias para não sócios da AARO - Inclui atividade guiada no Percurso (explicação de fauna e flora), seguro de acidentes pessoais, viagem de autocarro, visita guiada ao Farol da Barra e à Praia da Costa Nova;

14,00 Biorias para crianças até aos 10 anos – Inclui atividade guiada no Percurso (explicação de fauna e flora), seguro de acidentes pessoais, viagem de autocarro, visita guiada ao Farol da Barra e à Praia da Costa Nova;

14,00 Biorias para portadores de Licença Desportiva atualizada (devem fazer prova no ato da inscrição) – Inclui atividade guiada no Percurso (explicação de fauna e flora), seguro de acidentes pessoais, viagem de autocarro, visita guiada ao Farol da Barra e à Praia da Costa Nova.

Seguro é obrigatório para quem não tiver licença desportiva, segundo Dec-Lei n.10 de Janeiro de 2009.

Faça a Sua inscrição até dia 5 de fevereiro, impreterivelmente, através do formulário:

Formulário de inscrição

Contactos para mais informações:

917 843 892 (Arménio Moura)

919 209 041 (António Mendes)

939 413 607 (Gil Magalhães)

Email: aaro_2003@sapo.pt / amoura@japautomotive.pt

Aconselhamento Técnico

A organização aconselha todos os participantes a munirem-se do seguinte equipamento:

  • Calçado apropriado para caminhadas (por exemplo: botas de caminhada ou sapatilhas com sola antiderrapante);
  • Vestuário confortável para caminhar e adequado à época do ano: roupa leve, de secagem rápida e isolante do frio (se for o caso);
  • Água/barras energéticas/peça de fruta, etc.

Organização

A Associação conta com três secções -  Educação Ambiental; Pedestrianismo e Fotografia – que na promoção da sua actividade em diferentes áreas pretendem ampliar e consolidar atitudes responsáveis e conscientes na relação quotidiana das pessoas com o ambiente.  

Secção de Pedestrianismo da AARO - Facebook

Sobre a AARO - Associação dos Amigos do Rio Ovelha

A AARO promove a defesa, conservação e divulgação do património natural, paisagístico, arqueológico e cultural integrado na Bacia Hidrográfica do Rio Ovelha.

A Associação dos Amigos do Rio Ovelha foi fundada em Abril de 2003 com o objectivo de proteger o Rio Ovelha sobretudo de acções de poluição. Actualmente, o seu âmbito de acção alargou-se para a defesa, conservação e promoção do património natural, paisagístico, arqueológico e cultural integrado na Bacia Hidrográfica do Rio Ovelha, que abrange os concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses.

Enquanto associação de defesa do ambiente, a AARO promove a sustentabilidade da relação Homem/Natureza. Neste sentido, a associação tem vindo a desenvolver actividades de educação e sensibilização ambiental, acções de limpeza, caminhadas, passeios cicloturísticos, jornadas e workshops abertas às comunidades locais promovidas pelas suas secções. Foi ainda restaurado o Moinho de Várzea e aí construído um parque de educação e lazer com fins pedagógicos e culturais, para mostrar como funciona o Ciclo do Pão.

A associação conta com quatro secções - Pedestrianismo; BTT; Educação Ambiental e Protecção Civil – que na promoção da sua actividade em diferentes áreas pretendem ampliar e consolidar atitudes responsáveis e conscientes na relação quotidiana das pessoas com o ambiente.

Calendário de actividades da AARO em 2020

Calendário de actividades para o ano de 2020 da AARO

Fotografias do BioRia

Pessoalmente já fiz vários passeios na BioRia. Um local fantástico para caminhar e conviver. Seja a pé, de bicicleta ou de canoa.

Aqui ficam algumas fotografias

BioRia

BioRia

BioRia

BioRia

BioRia

BioRia

BioRia

BioRia

BioRia

BioRia

BioRia

BioRia

BioRia

BioRia

BioRia

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

Alexandre Machado

Artigos relacionados que talvez lhe interessem
MENU