Ministério apoia Organizações de Agricultores que entreguem produtos à Solidariedade Social

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email
Ministério apoia Organizações de Agricultores que entreguem produtos à Solidariedade Social| Reforma Agrária

COVID-19 | O Ministério da Agricultura apoia agricultores que entreguem produtos por escoar à solidariedade social.

As Organizações de Produtores que, no âmbito dos seus Programas Operacionais, retirem produtos hortícolas e frutos do mercado, para os entregar a Instituições Privadas de Solidariedade Social e ao Banco Alimentar, receberão um pagamento garantido pelo Ministério da Agricultura.

O Ministério da Agricultura, garante que as organizações de produtores, vão receber um apoio que é de 40% do valor médio de mercado nos cinco anos anteriores.

Os seguintes produtos: framboesa, amora, mirtilo e morango, também estão abrangidos no âmbito desta medida de retiradas de mercado de produtos por escoar, para apoio às Instituições de Solidariedade Social e ao Banco Alimentar.

A medida parece-nos bem intencionada, mas ficou apenas por esclarecer, quando e quanto deste pagamento de 40% - do preço médio de venda dos produtos nos últimos cinco anos - vai realmente chegar às mãos dos agricultores?

Se o pagamento chegar a tempo de colmatar os custos de produção, é uma ajuda bem vinda.

Mas, se o pagamento ficar retido ad aeternun, pela habitual entropia do sistema ou pela burocracia das Organizações de Produtores, então é mais uma oportunidade perdida. 

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

Mariana Barbosa

Artigos relacionados que talvez lhe interessem
MENU