Dia Mundial da Neve

Reforma Agrária19 janeiro 2020
 
Dia Mundial da Neve| Reforma Agrária.pt

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Neve. 

Todos os anos se comemora este dia, no terceiro domingo do ano, que este ano calha no dia 19 de janeiro. 

A neve, em Portugal

Dia Mundial da Neve | Reforma Agrária.pt

Em Portugal, neva apenas em algumas regiões, durante o Inverno, sendo a Serra da Estrela, por excelência, a "Terra da Neve" em Portugal. Assim todos os Invernos, há portugueses que se deslocam propositadamente a Castelo Branco, para desfrutar da Neve, na Serra da Estrela, onde é possível praticar alguns desportos de Inverno, associados como o ski. 

No resto do país temos nevões pontuais, em zonas como a Serra do Gerês, Marão, Bragança, mas não existem nem estruturas, nem a tradição de praticar desportos de Inverno, porque não há neve suficiente para isso, ao contrário da Serra da Estrela que todos os anos se cobre de um regular manto branco.

Federação de Desportos de Inverno de Portugal

Por isso, é na Covilhã, que está sediada a Federação de Desportos de Inverno de Portugal, ou FDI-Portugal, que é uma entidade portuguesa, filiada na Federação Internacional de Esqui, e que visa tirar partido das condições particulares da região para divulgar e promover a prática de desportos de Inverno, em Portugal. Foi fundada em 15 de maio de 1992  e teve como sócios fundadores, entre outros, o Clube Desportivo da Covilhã, o Clube Nacional de Montanhismo e o Ski Clube de Portugal.

Os desportos de Inverno mais populares, são o snowboard e o esqui.
Em Portugal, é na Torre - Serra da Estrela que se localiza a única estância de esqui nacional, a 1990 metros de altitude.
Funciona durante quase todo o ano, no ponto mais alto de Portugal Continental.
No Verão, esta estância de esqui recorre a neve artificial, para se manter em funcionamento.

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no TumblrPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email
Artigos relacionados que talvez lhe interessem
MENU