5 Snacks Saudáveis para Petiscar Sem Culpas, que Salvam a sua Dieta

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

5 Snacks que não podem faltar na sua cozinha, quando a vontade incontrolável de trincar algo crocante e saboroso toma proporções gigantescas.

5 Snacks Saudáveis para Petiscar Sem Culpas, que Salvam a sua Dieta | Reforma Agrária

A sua dieta corre muito bem, até ao dia em que está em casa, sentada no sofá a ver televisão, e sente uma vontade incontrolável de devorar algo crocante para se entreter. O problema é que o nosso primeiro instinto é sempre abrir um pacote de bolachas ou de batatas fritas. 

E assim, num ápice arruinamos a qualquer dieta!

Claro, já sabemos, que nunca devemos trazer estas "bombas calóricas" para casa, e que a regra número 1, de qualquer dieta, é deixá-las quietinhas na prateleira do supermercado. 

Por muito boas razões: são alimentos muito processados, pobres em nutrientes, ricos em sal, açúcar, gorduras hidrogenadas, etc... 

E, blá, blá, blá,... 
Mas temos! Ponto. 

Não resistimos à força do hábito, nem aos apelos "maquiavélicos" do marketing das nossas marcas favoritas. Assim, sucumbimos à doce (ou salgada) tentação, e a nossa dieta acaba sempre por correr mal! 

Não é Fome, é Gula! Mas tem Solução...

Sabe como controlar a vontade incontrolável de trincar algo crocante e saboroso, quando toma proporções gigantescas?

Eu tenho uma solução, que funciona!

Tenho sempre em casa, alguns destes alimentos "salva-dietas". 

São os meus snacks de estimação!

5 Snacks que não podem faltar na sua cozinha

Eu adoro todos estes Snacks!

São extremamente eficazes, quando surge aquela "fome" incontrolável, que ameaça tantas dietas... 

São do mais simples e imediato que podemos ter em casa, para afastar a tentação de trincar umas bolachinhas, e pelo caminho devorar um pacote inteiro de batatas fritas. 

Funcionam, porque estão disponíveis para consumo imediato, ou são muito simples de preparar, e entretêm o estômago durante tempo suficiente para este comunicar ao seu cérebro que já está a sentir saciedade.

Mesmo que a seguir ainda vá trincar umas bolachinhas, já não vai devorar o pacote inteiro... 

Snack Light Número 1 -  Cenouras em tiras

 As cenouras são doces, mas pobres em calorias e ricas em fibra, o que vai ajudar a refrear esse seu apetite incontrolável.
Além disso, são um alimento muito saudável, sobretudo se forem de origem bio.

Diga a si mesma que, antes de devorar as batatas fritas, vai trincar umas cenourinhas e corte-as em palitos grossos ou cubinhos.

Este snack resulta bem, para ataques de gula agudos, porque pode roer logo uma cenoura enquanto prepara as outras, em tiras ou cubinhos, e assim vai adiar as tentações.

Quando acabar de roer as cenouras, o mais provável é que já não tenha vontade de comer batatas fritas, nem bolachas, porque já passou algum tempo e o seu cérebro já recebeu a informação de saciedade.

Snack Light Número 2 -  Courgette crua em rodelas

O princípio é o mesmo das cenouras. Corte uma, ou várias courgettes, em rodelas grossas e coloque numa tacinha para ir petiscando.

As courgettes, tal como as cenouras, podem conservar-se bem no frigorífico durante vários dias. Aqui, mais uma vez, vale o conselho, compre bio, porque são mais saborosas e, se as comprar diretamente ao produtor, conservam-se durante mais tempo ainda, mesmo que as mantenha fora do frigorífico.

As courgettes são ótimas para usar em sopas e saladas, e nunca sobram na sua cozinhas.
Pode também usá-las para substituir as batatas na sopa, ou para fazer uma pizza light
 

Snack Light Número 3 -  Salada de endívia, com maçã e noz

Esta salada, apesar de simples, é menos imediata a controlar a gula, porque tem que ser preparada na altura em que a vai consumir.

Mas, pode sempre ir petiscando uma cenoura, ou tremoços, enquanto prepara esta salada.

Corte várias endívias em tiras e junte duas maçãs, cortadas em fatias. Coloque numa taça e tempere com sumo de limão, ou  um vinagre suave como o vinagre de mirtilo. Polvilhe com 2-3 nozes esfareladas, ou sementes de sésamo, e tempere com um fio de azeite.

Se a gula for muita, pode ainda acrescentar um pouco de queijo ralado, ou misturar um queijo fresco ou requeijão.
Leve para o sofá e vá petiscando, sem culpas!

Mesmo que tenha abusado, um bocadinho, na quantidade de azeite, o pecado será bem menor que o do pacote de batatas fritas!  

Snack Light Número 4 -  Salada de Couve Roxa, com requeijão

Esta salada, é parecida com a anterior, mas a couve-roxa crua, é bastante mais indigesta e não é uma boa solução para controlar a gula noturna. Em contrapartida, satisfaz mais!

Corte meia couve-roxa em tiras muito fininhas e tempere com sumo de limão, ou um vinagre suave. Acrescente o requeijão e povilhe com 2-3 nozes, ou sementes de sésamo e um fio de azeite.

Se a gula for muita, pode trocar o requeijão por queijo creme, de preferência com baixo teor de gordura e povilhar com algumas sementes de girassol ou sésamo..

O estrago será sempre menor que o do pacote de batatas fritas!  

Snack Light Número 5 -  Tremoços

Sim, leu bem!  Os tremoços podem ser um bom snack para combater a gula, porque apesar de terem algumas calorias, bem mais do que os snacks anteriores, também são muito ricos em fibra e bastante nutritivos. Além disso, são salgados o suficiente para a ajudar a colocar de parte as batatas fritas.

Pode, e deve, molhá-los em água, para retirar o excesso de sal. 
Um conselho: consuma-os com a casca, onde se concentra a maior parte da fibra, para maior saciedade!  

Sucesso garantido!

Garanto-lhe que estes 5 Snacks, são eficazes a combater as tentações da gula e a desviar a sua atenção daquele pacote de batatas fritas, que tem escondido na prateleira mais alta da cozinha!
Sem culpas!

O ideal é atacar a gula, antes de ser atacado(a) por ela

Se quer passar a tarde de domingo no sofá, a ver um filme, sem culpas, nem desculpas, muna-se de uma tacinha de tiras de cenoura e courgette, para se entreter e afastar a gula. 

Acompanhe com iogurte, kefir ou uma chávena de chá quentinho.

Agora, já não tem desculpas, para voltar a arruinar a sua dieta!

Mas, e as pipocas?

Se lhe apetecer mesmo arruinar a dieta, mas só um bocadinho, deite uma colher de sopa de azeite numa panela e adicione milho de pipoca. Na realidade, ambas(os) sabemos que não vai ser só uma colher de azeite,... mas adiante!

Enquanto ouve as pipocas a estourar, dentro da panela, decida se vai colocar sal, açucar, ou nada (que miséria de pipocas...) e jure a si mesma que não vai abusar, na quantidade...

E, pronto! 

Polvilhe as sua pipocas quentinhas com uma boa pitada de sal, ou uma mão cheia de açucar e vá para o sofá petiscar, sem remorsos, porque pipocas sem sal, nem açucar, são como a vida sem alegria! 

Se é para prevaricar, então prevarique comme il faut !

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

Mariana Barbosa

Artigos relacionados que talvez lhe interessem
MENU