Benefícios do Cogumelo Shiitake - Para que serve?

Utilizado na medicina chinesa ha' mais de seis mil anos, o cogumelo SHIITAKE até há pouco tempo era pouco conhecido dos portugueses, pode ser considerado um excelente alimento para fazer parte de nossa alimentação diária.

Cogumelos Shiitake

Ajuda a Emagrecer

Com somente 34 calorias por cada 100g de cogumelo fresco, O  cogumelo Shiitake é um excelente alimento para fazer parte de uma dieta para emagrecer.

Além de pouco calórico, o cogumelo também fornece uma boa quantidade de fibras - 2,59 na porção de 100g - uma grande percentagem de água (75% no alimento fresco) e poucos hidratos de carbono (24 9 na mesma porção). Isso significa que o Shiitake ajuda a emagrecer porque fornece saciedade com poucas calorias e pode ser considerado um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja não eleva bruscamente os níveis de glicose sanguínea, um dos fatores que levam ao acumular de gordura.

E para quem está a tentar diminuir o consumo de proteína de origem animal, o Shiitake é também uma das opções para ajudar a compor seu cardápio proteíco, sem carne, não só pelo sua quantidade de proteínas, como também pela consistência e sabor que lembram o alimento de origem animal.

Reduz o Colesterol

O Shiitake contém eritadenina, uma substância que, segundo pesquisadores suecos, tem a capacidade de diminuir os níveis de LDL (colesterol mau).

Outro estudo realizado no Japão constatou que o Shiitake aumentou a quantidade de colesterol nas fezes, o que por sua vez reduziu os níveis de colesterol na corrente sanguínea. Esse efeito foi verificado em pesquisas realizadas com o cogumelo fresco.

Auxilia no Combate ao Cancro

Outro composto existente nas propriedades do cogumelo Shiitake é a Ientinana, que não só fortalece o sistema imunológico como também atua na prevenção e no combate ao cancro.

Diversos estudos têm comprovado a ação anti-tumoral da Ientinana, que será capaz de reduzir e desacelerar o crescimento de alguns tipos de tumores.

Algumas pesquisas realizadas em conceituadas universidades japonesas falam ainda da capacidade da Ientinana de causar a regressão e impedir a metástase de algumas formas de cancro (sobretudo os de origem gástrica).

Num estudo publicado em 2011 numa revista especializada “Cancer Science", pesquisadores notaram uma interrupção no crescimento de melanomas em ratos após os animais terem recebido extrato de Shiitake em pó.

Uma das possíveis explicações para o mecanismo de atuação do Shiitake contra o cancro será o fato da Ientinana (um tipo de betaglucana) estimular o sistema imunológico e ajudar a ativar determinadas células e proteínas de defesa responsáveis por atacar os tumores.

Combate os Radicais Livres

Os radicais livres são indispensáveis à vida, mas quando em excesso podem causar uma série de complicações, que vão desde o envelhecimento precoce até ao cancro. As substâncias capazes de combater esse excesso de radicais livres são chamadas de antioxidantes, e podem ser encontradas em abundância nos alimentos de origem vegetal, entre eles o Shiitake.

No do Shiitake, há uma substância em particular com uma grande capacidade antioxidante: a Lergotioneína, um potente composto com capacidade de impedir os danos dos radicais livres às células saudáveis do organismo. Já está comprovado que o acumular de radicais livres pode fazer com que essas células sofram mutação e acabem por proporcionar o surgimento do cancro.

Um estudo divulgado em 2005 durante um encontro da American Chemical Society revelou que os cogumelos têm uma maior concentração de L-ergotioneína que o fígado de frango e o gérmen de trigo, até então considerados como as maiores fontes conhecidas dessa substância. Os mesmos pesquisadores descobriram mais tarde que o Shiitake contém uma quantidade maior de L-ergotioneína que todos os demais cogumelos de consumo humano.

Fortalece o Sistema Imunológico

Segundo pesquisadores, este pode ser considerado como um dos maiores benefícios do cogumelo Shiitake para a saúde. O Shiitake contém Ientinana, uma substância que atua no mecanismo de defesa do organismo contra agentes causadores de doenças. Hoje sabe-se que o Shiitake pode ser inclusive mais eficiente que alguns medicamentos no combate a infeções causadas por vírus e bactérias.

Controla a Pressão Arterial

Estudos preliminares têm demonstrado que mais um dos benefícios do cogumelo Shiitake é diminuir os níveis de pressão arterial, prevenindo e até mesmo combatendo a hipertensão. Essa propriedade do Shiitake deve-se à presença da niacina, vitamina que causa a dilatação dos vasos sanguíneos, o que por sua vez leva à uma diminuição na pressão arterial.

Protege o Sistema Cardiovascular

Os benefícios do cogumelo Shiitake para o coração são três:

  • Regula os níveis de LDL, que quando elevado aumenta o risco de doenças coronárias.
  • Reduz o risco de arteriosclerose (obstrução das artérias que pode causar enfarte).
  • Controla a pressão — níveis elevados de pressão arterial estão associados a uma série de complicações cardiovasculares.

Previne a Trombose

O Shiitake ainda contém Iantionina, um composto natural que inibe a agregação de plaquetas, impedindo a formação de coágulos que bloqueiam a circulação sanguínea.


Quinta da Muda

Todos os conteúdos deste artigo foram produzidos pela  Quinta da Muda, produtor de Cogumelos Shiitake, que participa na plataforma da Reforma Agrária, e a quem agradecemos pela contribuição.

Download em versão pdf

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no TumblrPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestPartilhar no Google+Enviar por email
Artigos relacionados que talvez lhe interessem
MENU