Porque deve preferir a Agricultura Biológica Local

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email
5 Boas Razões para Preferir a Agricultura em Modo de Produção Biológico | Coma Bio, Viva Bio -  Reforma Agrária
Consuma BIO, Viva BIO!

A Agricultura Biológica produz de modo menos intensivo, mas os produtos são mais saborosos, têm muito mais qualidade e muito menos contaminantes.

Com a Agricultura Biológica, o agricultor pode obter o mesmo rendimento que obtinha antes, em modo de produção convencional, porque vende a clientes que valorizam a qualidade em detrimento do tamanho e da quantidade.

Porque é que Comprar Produtos Bio Locais, é melhor que Comprar Produtos Bio.

Produtos Bio Locais, são sempre melhores que Produtos Bio

O desenvolvimento da produção orgânica local, garante um meio ambiente mais sustentável e biodiverso e uma alimentação mais segura e sã.

Logo, existe, associado ao consumo de produtos bio, um maior respeito, e até interesse, pela compra direta ao produtor local. 

O cliente da agricultura biológica local, valoriza a compra de produtos mais saudáveis e sustentáveis, por isso, está mais ciente de que as grandes promoções e baixas de preço, promovidas pelas grandes cadeias de hipermercados - à custa das margens no produtor agrícola- são incompatíveis, com uma produção orgânica local e atrativa que pague corretamente aos agricultores.

Para o produtor agrícola, é muito mais motivante que lhe peçam para cultivar isto ou aquilo com bons preços, em vez de ser confrontado, a cada colheita com a exigência de venda dos seus produtos a preços de saldo.

A pressão dos "saldos alimentares", dos hipermercados, tem como moeda de troca, uma inevitável redução da qualidade no produtor.

Até porque não há milagres, e a pressão dos "saldos alimentares", comum nos hipermercados, tem como moeda de troca, ou a inevitável redução da qualidade ambiental no produtor local, ou a importação dos produtos biológicos, com o inevitável aumento da pegada de carbono e do recurso a estufas e mão-de-obra sazonal e importada, o que invariavelmente, se reflete na qualidade alimentar e na saúde do consumidor e, além disso, levanta questões éticas e socias difíceis de ignorar. 

Além disso, os produtos frescos, de agricultura biológica local, conservam-se em melhor estado, durante mais tempo, em casa dos clientes finais, o que também é vantagem, para si como consumidor final!

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

Mariana Barbosa

Artigos relacionados que talvez lhe interessem
MENU