Azeite como Hidratante, um Luxo Sustentável?

Reforma Agrária10 fevereiro 2022
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

Azeite como Hidratante, um Luxo Sustentável?| Reforma Agrária

O Azeite é um alimento, é certo, mas também um excelente hidratante, tal como o Óleo de Argan.

Se pensar bem, usar azeite como hidratante, em Portugal, não é um luxo disparatado, porque ele é produzido localmente e há até azeite, de inferior qualidade para uso alimentar, mas que cumpre perfeitamente essa função.

Além disso, o preço por litro de uma garrafa de azeite é, seguramente, inferior ao de muitos cremes comerciais, com a vantagem de ter uma menor pegada ecológica, uma vez que pode comprar o azeite localmente em garrafões de 5 litros.

Ou seja, uma embalagem dá para hidratar a sua pele, e cabelo, durante o ano inteiro. 

Mas deve ter o cuidado de o comprar diretamente aos pequenos produtores locais, em vez de usar o azeite disponível à venda nas grandes cadeias de distribuição, que é proveniente, muitas vezes, de produção em olival intensivo, e isso faz toda a diferença!

O azeite nacional tem ainda, a vantagem de ser um Hidratante Vegan e Cruelity Free - aqui, mais uma vez, se não for de produção intensiva, porque algumas máquinas de apanha de azeitona, são agressivas para a vida animal.

Se a ideia do azeite puro não lhe agrada, ou não suporta o aroma do azeite na sua pele, pode sempre optar por aromatizar previamente o seu azeite, com ervas aromáticas, como o rosmaninho, ou mimar-se com um sabão feito de puro azeite virgem.

Qualquer destas opções é bem mais sustentável do que os, agora muito popularizados, hidratantes com óleo de Argan, que sendo excelentes hidratantes, têm uma pegada ecológica muito superior - quer pelo transporte, quer pela embalagem - sem vantagens significativas na sua função hidratante. 

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email
Artigos relacionados que talvez lhe interessem
MENU