A Tradicional Casa Guedes, do Porto

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

A Casa Guedes é um daqueles casos de sucesso, que se deixou perturbar, nem pela fama, nem pelo turismo. Continua igualzinha a si própria!

O Guedes - restaurante snack-bar tradicional, no Porto
O restaurante Casa Guedes

O restaurante Casa Guedes, situado no Porto, é actualmente uma referência, a nível internacional, pelas suas sandes de pernil assado no forno, com queijo da serra. 

Uma carne assada da forma tradicional que o "Guedes", domina com mestria, e que não perdeu qualidade, apesar da fama.

A Casa Guedes é um daqueles casos de sucesso, que não se deixou perturbar, nem deturpar, pela fama.

Mas toda a fama tem o seu preço! 

A Casa Guedes continua igualzinha a si própria, até na qualidade e na forma!

No entanto, o Guedes perdeu muitos dos seus clientes habituais e regulares, porque é tão popular entre os turistas, nacionais e estrangeiros, que se tornou impraticável para qualquer tripeiro que resida ou trabalhe naquela zona da Baixa do Porto.

Não é possivel, almoçar no Guedes, num regular intervalo de almoço, para quem não dispõe de mais de uma hora, porque as filas são intermináveis.

E isto acontece, porque a sandes de pernil do Guedes é realmente boa e tradicional.

Segundo nos explicou um dos irmãos, eles têm hábito de colocar o pernil a marinar com bastante tempo de antecedência e só depois o levam ao forno, durante várias horas, até estar com aquele aspecto dourado e com o molho suculento com que acompanham o queijo da serra.

Este tipo de confecção requer muito tempo, um luxo que contrasta com o conceito de restauração moderno, em que os molhos e até os pratos são muitas vezes pré-confeccionados e depois aquecidos no microondas. Como infelizmente é a regra actualmente, um pouco por todo o lado!

No Guedes eu fazia refeições, várias vezes por mês, porque apesar de ser um espaço exíguo e sem grande apresentação, era um espaço com ambiente acolhedor, pessoas reais e agradáveis,preços muito acessíveis, para a qualidade das refeições, que são realmente fiéis aos pratos mais tradicionais, aqui norte de Portugal.

Na Casa Guedes é dos poucos espaço, onde ainda é possível fazer refeições iguais àquelas que já só podemos encontrar em casa, das nossas avós. E só de algumas, porque - para o bem e para o mal - as avós já não são o que eram.

A Casa Guedes, essa, continua tradicional até nas sobremesas mais simples, como as compotas deliciosamente caseiras que acompanham uma simples fatia de bom queijo da serra, para fazer uma sobremesa imbatível!  

Mas, em geral tudo no Guedes, era e é, cozinhado com muita honestidade.

A sopa do Guedes era robusta e agradável, os pratos do dia reduzidos mas sempre caseiros, as papas de sarrabulho, fiéis às que se comem em Ponte de Lima, sem termso que nos deslocar até lá. O pernil no pão, era de comer e chorar por mais. E por último, as sobremesas!

As sobremesas são para mim o melhor do Guedes.

O requeijão com compota de figo ou compota de abóbora.

Ou o leite creme, que é mesmo igualzinho ao da minha avó.

Luxos difíceis de encontrar num centro urbano e, ainda para mais, ao preço da chuva.

E é neste sentido que, quer eu, quer todos nós pensamos no Guedes, com tradicional.

Mas eu confesso que deixei de frequentar o Guedes!

Não porque a qualidade das refeições, ou a simpatia, muito sui generis, dos donos se tenha alterado, mas simplesmente porque o Guedes já não tem espaço para mim, nem tempo.

O Guedes é um daqueles espaços urbanos, do centro do Porto que foram tomados de assalto pelos turistas e, seja a que hora for, já não é possível chegar ao Guedes e escolher uma mesa no interior do espaço exíguo, ou ao balcão ser atendido e dar até duas palavrinhas com quem nos está a atender, escutar as conversas dos habituais  e aguardar até por alguém , para tomar o café , no intervalo de almoço.
O Guedes tornou-se impraticável para o meu estilo de vida, porque tem sempre uma fila de pessoas a aguardar uma senha, para em seguida ter  acesso a uma mesa onde pode fazer o pedido. Quanto aos donos, quase não t~em tempo para respirar - e eles já tinham um ritmo acelerado, porque o Guedes sempre foi um sucesso, mas era um sucesso à escala local e agora o Guedes é um sucesso internacional , não há Turista que não venha com o Guedes, na sua lista de paragens obrigatórias, para conhecer o Portugal tradicional.  Mas continuará o Guedes, com as filas de turistas, os novos funcionários atarefados e a nova esplanada  a ser o espaço tradicional que eu conheci?

E se já não for, isto é mau?

Não deveríamos ficar contentes por o Guedes ter um reconhecimento, que merece, mesmo que ele nos afecte de forma negativa?

Eu acho que sim, que o Guedes, o Porto e quem nos visita ficam todos a ganhar com este sucesso, não planeado do Guedes na baixa do Porto!

E eu, eu posso sempre arranjar um fim de tarde livre, em horas mortas, para ir matar saudades das sandes de pernil do Guedes, com muita paciência para a fila e adaptando-me ao novo e inevitável sistema de senhas...

É a Modernidade estúpida!

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

Mariana Barbosa

Artigos relacionados que talvez lhe interessem
MENU