Sabe o que são plantas halófitas?

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

Onde comprar Sal Vegetal

As halófitas, são plantas que nascem e vivem em zonas terresteres de transição como as zonas costeiras, as salinas e sapais, onde nem todas as plantas sobrevivem. Estas plantas, halófitas, tem uma grande resistência e sobrevivem perto do mar, por vezes até imersas em água, por estarem bem adaptadas a locais com alguma salinidade no solo. 

Como são plantas tolerantes ao sal, podem ser também bioacumuladoras de sal, e é natural que tenham, em comum, um ligeiro travo salgado sendo esta a sua principal característica, que as torna interessantes do ponto de vista alimentar.

Devido ao seu travo ligeiramente salgado, mais marcado relativamente a outras plantas, as plantas halófitas podem ser usadas, na cozinha, como substitutas do sal: em sopas, saladas, purés, entre outros pratos culinários.

Sal Verde

Assim, são também denominadas de sal verde e procuradas como uma alternativa ao sal tradicional. 

Pese embora o facto de serem ricas em sal, estas plantas são também naturalmente ricas em fibras, antioxidantes, e é até possivel extrair de algumas destas plantas, substâncias com actividade antitumoral, antidiabética, etc... pelo que existe um grande potencial de utilização, não só a nível alimentar, mas também noutras áreas como a cosmética e a medicina.

As plantas halófitas, não são uma alternativa ao consumo de sal, mas sim uma fonte alternativa de sal.

Mas, na cozinha, devem ser usadas, com peso e medida, pois, as plantas halófitas, não são uma alternativa ao consumo de sal, mas sim uma fonte alternativa de sal. Logo, devem ser evitadas por hipertensos, ou consumidas com muita moderação.

Estas plantas são um mundo a descobrir, com diversas nuances de sabor e texturas crocantes, pelo que já estão nas ementas de alguns chefs de cozinha.

Como Usar o Sal Verde - Plantas Halófitas

Tem curiosidade em experimentar? 

Pode comprar plantas halófitas, como a ostra vegetal, ou vale verde dos sapais diretamente aos produtores na reforma agrária e experimentá-las em sua casa. 

Sinta-se Chef por um dia!

As halófitas são ricas e desafiantes em textura e sabor para o nosso palato - o que está já a seduzir alguns chefs de cozinha.

Não precisa de ser um cozinheiro muito experiente, para as confecionar e degustar.

Faça algumas experiências, combinando estas plantas em saladas, sopas, entradas, massas ou pratos de peixe, etc...  até descobrir a combinação perfeita para o seu palato!

Imagine e confeccione o seu "prato gourmet" com uma destas plantas halófitas: Dedos do mar, Ínula, Alface Glacial, ou Valeverde dos Sapais...

Sugestões para principiantes

Se não gosta de arriscar muito, mas tem curiosidade em conhecer o paladar especial das plantas halófitas 

Pode experimentá-las:

  • cruas em saladas
  • levemente salteadas em azeite.
  • em puré, triturando-as com a varinha mágica e adicionando um pouco de azeite.
  • como ingrediente numa pizza 

Evite fazer combinações com ingredientes muito salgados, tais como: anchovas em conserva, toucinho, chouriço, bacon fumado,etc...

Bon Appétit!

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

Mariana Barbosa

Artigos relacionados que talvez lhe interessem
MENU